Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Está difícil de engolir? Fique atento | Revista Afrodite

Dificuldade para engolir

Foto Pexels Daria Shevtsova
Foto Pexels Daria Shevtsova

Embora aparentemente simples, a deglutição é um ato neurovegetativo complexo, dependente da integridade das estruturas anatômicas necessárias à execução da função e de uma organização de elementos neurais no cérebro e no tronco encefálico. Necessita de uma sequência perfeita de eventos fisiológicos, envolvendo contrações múltiplas de músculos orofaciais, faríngeos, laríngeos, respiratórios e esofágicos.
Inúmeros fatores podem desencadear dificuldades de deglutição: doenças neurológicas (Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Parkinson, AVC, Traumatismo Crânio-Encefálico), doenças oncológicas (Tumores de Cabeça e Pescoço) e, ainda, especialmente frequentes no atual momento sanitário, complicações associadas à intubação prolongada por Covid-19.
É importante que se entenda que o ato de se alimentar com segurança pela boca transcende questões de saciedade. Quando está difícil para engolir, ao que tecnicamente chamamos de Disfagia, o que pode estar seriamente em risco é a saúde do paciente.
Dada a complexidade dos acometimentos causados pelo problema (comprometimentos pulmonares, nutricionais, emocionais, prolongamento de internação hospitalar e aumento do risco de morbidade e mortalidade), torna-se necessária e importante a intervenção de equipes multidisciplinares para o manejo dos pacientes.
À Fonoaudiologia cabe o diagnóstico e a reabilitação da função de deglutição e é de consenso que a precocidade da intervenção é determinante para a melhora do prognóstico clínico. O fonoaudiólogo especialista em Disfagia é o profissional habilitado para o tratamento adequado desses casos. Busque auxílio ao perceber dificuldades, estamos preparados para ajudar você.

Veja também:
Os 4 tipos de depressão

Enxaqueca, livre-se dela

Sobre a fonoaudióloga
Dra. Aline Ferla | Fonoaudióloga (CRFa 7-8239)
Doutora em Ciências Pneumológicas/UFRGS, mestre em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM, especialista em Disfagia/CFFa e em Motricidade Orofacial/CFFa, membro da European Society for Swallowing Disorders/ESSD. Dedica-se especialmente à área de Disfagia, atuando há quase 20 anos em atividades clínicas, de pesquisa e docência universitária.

Apresentado por:
Centro Comercial City Life
Moreira César, 2650, Salas 1207/1208
Caxias do Sul | (54)3021.5011
aline@alineferla.com.br