Assinado pelas jovens arquitetas e especialistas em interiores Camila Marinho e Renata Assarito, fundadoras do escritório Studio M & A Arquitetura, o apartamento foi pensado para uma senhora de 60 anos, que desejava ambiente aconchegante para receber a família nos finais de semana. Localizado em Barueri, na grande São Paulo e com 64m², o projeto demorou seis meses para ficar pronto. O valor investido foi de R$ 90 mil. A moradora trocou o sobrado em que morava pelo apartamento garden pensando em manter um ambiente com aspecto de casa, mas com as facilidades e praticidades de um apartamento.
O grande diferencial do apartamento está no fato de mesclar elementos da natureza, com aspectos modernos e uma cozinha com tonalidades em azul. Outro ponto que torna esse projeto especial é a elegância associada a uma série de adaptações para deixar o ambiente funcional. Um dos quartos foi transformado em closet com cama auxiliar para também ser utilizado para receber visitas. Assim, o espaço do quarto principar ficou mais amplo e confortável, apenas com a cama e o painel da tv.
Outras mudanças também foram realizadas para trazer ao ambiente aspectos que ajudam a relaxar. Na área social o espaço convida a reunir a família para almoço e jantares. Os espaços da cozinha e varanda foram integrados. A varanda foi coberta com vidro - o que tornou o ambiente ainda mais amplo e aconchegante.
Os principais detalhes do apartamento
Cozinha provençal com toque azul: a cozinha é o ambiente que mais traz aspectos modernos ao apartamento. “Esse estilo foi muito utilizado no século XVI, mas agora voltou como tendência trazendo um ar contemporâneo. Optamos por ele na decoração, para trazer um ar agradável e jovial ao apartamento. Utilizamos um armário no tom azul pastel, com detalhes em madeira, aparadores, bancada branca, com o intuito de levar mais charme ao cômodo”, detalha Renata Assarito.
Sala de estar integrada para unir a família: o espaço entre a sala de estar, a mesa de jantar para família e a bancada para refeições do dia a dia traz amplitude, aproveitamento o máximo do ambiente. “Pensamos em móveis e cores que trouxesse a sensação de integração entre os espaços, assim durante a semana a moradora não precisa fazer suas refeições em uma mesa para tantas pessoas e ainda se sente aconchegante no espaço que foi proporcionado”, diz Camila.
Cômodos com cores mais claras: as cores claras foram utilizadas nas paredes para dar mais destaque em alguns pontos. “A parede azul logo na entrada foi utilizada com o objetivo de transmitir paz e tranquilidade. O piso em tom amadeirado traz a sensação de aconchego, já a parede com revestimento marmorizado dá um toque de sofisticação. Projetamos cada cômodo pensando em toda a funcionalidade que teria. Aproveitando o máximo de espaço para armários, sem deixar o ambiente pesado. Por isso os toques com decoração foram tão importante, conclui Renata Assarito.