Descobrir se uma pessoa é honesta, esteja ela participando de um processo de seleção para contratação, promoção ou desenvolvimento, sempre foi um grande desafio para os departamentos de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, especialmente nas avaliações psicológicas em processos seletivos para cargos de confiança, de risco ou críticos. Para resolver esta questão, a Germinar RH, startup de Recursos Humanos liderada por Márcia Oliveira, investiu no processo de adaptação para o público brasileiro do Orpheus Business Personality Inventory (OBPI), um cobiçado teste de avaliação psicológica da Universidade de Cambridge. O processo levou cinco anos, quase mil entrevistas no Brasil, e agora está oficialmente validado pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil.
“A versão brasileira do Orpheus não apenas supre uma lacuna na área de Avaliação Psicológica, como também auxilia no desenvolvimento de um instrumento que seja multicultural em sua essência. No Brasil não existia até então nenhum outro teste que avaliasse a integridade da pessoa, como é o caso deste”, explica Márcia Oliveira, da Germinar RH, empresa responsável pela certificação e aplicação do teste no Brasil. “Ele foi adaptado à realidade da população brasileira com uma amostra representativa de funcionários de uma vasta gama de organizações, ocupações, escolaridade e grupos étnicos”, completa.
O teste possui 190 questões e leva cerca de 20 minutos para ser respondido. Não há respostas corretas ou incorretas, mas existem perfis de personalidade mais adequados a determinados cargos. “O objetivo não é colocar o candidato em categorias ‘apto’ ou ‘inapto’, mas fornecer informações relevantes de personalidade que impactam especialmente em cargos críticos. O teste é especialmente útil em processos de fusão e aquisição, combinação de personalidades do board, desenvolvimento de carreira, coaching executivo e em profissões que dependem da tomada de decisões críticas, tais como piloto, forças armadas, médicos cirurgiões, gerentes de grandes fortunas etc.”, detalha Márcia.
A aplicação do teste somente pode ser feita por um psicólogo certificado pela Germinar RH, que é representante exclusiva da Universidade de Cambridge para o Brasil. “O teste é todo online então é importante ressaltar que mesmo que o candidato tente manipular as respostas, os algoritmos detectam e imediatamente invalidam as respostas”, completa Márcia. O primeiro curso de certificação do teste OBPI para psicólogos acontece no dia 16 de agosto, em São Paulo. Em seguida, nos dias 18/10, 29/11 e 13/12.
ENTENDA COMO FUNCIONA O TESTE OBPI DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Na Universidade de Cambridge, uma das universidades mais reconhecidas do mundo, o Prof. Dr. John Rust desenvolveu o Orpheus Business Personality Inventory (OBPI), um questionário ocupacional para avaliar os pontos fortes e fracos de personalidade associados ao desempenho nos ambientes organizacionais dos ingleses. Interessada em aplicar o teste ao Brasil, especialmente por ser único teste de personalidade capaz de medir, também, a integridade do candidato, a Germinar RH contratou o prof. Dr. Igor Menezes, da Universidade Federal da Bahia, que conduziu um extenso e detalhado estudo, com 938 pessoas, que agora está oficialmente validado no Brasil pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil.
O OBPI é um questionário ocupacional online de personalidade de amplo espectro. Ele elabora um perfil de personalidade baseado no modelo de personalidade dos Cinco Grandes Fatores (Big Five) dentro do contexto organizacional e sete escalas de personalidade adicionais baseadas na teoria de Integridade de Prudêncio.
O Orpheus Business Personality Inventory (OBPI) é composto por 190 itens, distribuídos em 16 escalas: cinco escalas maiores, sete escalas menores e quatro escalas de checagem. As escalas maiores são Companheirismo, Autoridade, Conformidade, Emoção e Detalhe. As escalas menores, por sua vez, avaliam a integridade: Proficiência, Orientação para o trabalho, Paciência, Imparcialidade, Lealdade, Transparência e Iniciativa. Por fim, as escalas desenvolvidas para checagem de respostas contaminadas são: Dissimulação, Ambivalência, Desânimo e Falta de atenção. A coleta de dados foi realizada através da plataforma de testagem computadorizada Concerto, desenvolvida pela Universidade de Cambridge. Participaram deste estudo 938 indivíduos para a fase de testagem e 98 para a etapa de reteste.