No dia 25, quarta-feira, a indústria mundial de massas alimentícias se reunirá pela primeira vez em São Paulo (SP) para a celebração do World Pasta Day (WPD). Os destaques do evento serão aassinatura de um consenso científico sobre os benefícios nutricionais do macarrão e a doação de 20 toneladas do alimento para as creches municipais geridas pelo prefeito da cidade de São Paulo, João Dória Jr. Desde sua primeira edição, realizada em 1998 na cidade de Nápoles, na Itália, o congresso tem passado pordiversos países unidos por uma só paixão: o macarrão! A cidade de São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia, destino fixo de grandes eventos, feiras e exposições globalmente reconhecidas e, por estes motivos, foi escolhida como sede para o WDP. De acordo com Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), entidade organizadora do WPD – em parceria com a IPO (International Pasta Organization) – "o encontro promovido pelo World Pasta Day é uma oportunidade para o fortalecimento da indústria nacional de macarrão, ressaltando a importância do alimento que está presente em 99,5% dos lares do nosso país".
O Brasil é oterceiro maior consumidor mundial de massas, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. "Anualmente produzimos mais de 1,2 milhão de toneladas por ano", explica o executivo.
A programação do congresso conta com palestrantes brasileiros e internacionais, como a especialista em alimentos Kantha Shelke, Domenico Tremaroli, da consultoria Nielsen, o nutrólogo Mauro Fisberg entre diversos outros grandes nomes que debaterão questões econômicas, nutricionais e culturais a respeito do macarrão e o poder transformador da gastronomia.
Na pauta do evento está ainda assinatura da Declaração de Consenso Científico sobre a Alimentação Saudável de Massas, que será realizada por cientistas brasileiros e turcos. Especialistas da França, Portugal, México, Argentina, Itália, Espanha, Rússia, Turquia e Estados Unidos, também já assinaram o documento.