O projeto Muito Além da Beleza, que ensina automaquiagem para mulheres cegas e com baixa visão, chega à sua 6ª edição. A iniciativa foi lançada com pioneirismo no Brasil pela Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual e pela rede Jacques Janine, e formou gratuitamente mais de 52 mulheres, mudando suas vidas.
Com o objetivo de destacar a importância da inclusão dessa parcela da população na sociedade, o curso desmistifica os estigmas e preconceitos, e valoriza a beleza das participantes. Segundo Taynã Hindawê Ribeiro Felipe, 22 anos, ex-aluna do Muito Além da Beleza, o projeto trouxe uma nova perspectiva sobre a relação da mulher com deficiência e sua identidade. “Aprendi com o curso de automaquiagem que a vaidade vai além de um simples olhar no espelho, não temos que ser notadas pela deficiência visual e sim pela nossa beleza e autoestima”.
Realizado às quartas-feiras de outubro, do dia 3 ao dia 31, das 9h às 11h, na sede da Laramara (rua Conselheiro Brotero, 338, Barra Funda), o curso é dividido em cinco módulos e ensina técnicas desde a preparação da pele, passando pelas funções dos produtos, combinação de cores, até truques de como delinear os olhos e os segredos para aplicar cílios postiços.
Coordenado pela maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine, Chloé Gaya, o Muito Além da Beleza já formou gratuitamente mais de 52 alunas com deficiência visual, assistidas pela associação e por um time de make-up artists voluntárias da rede. “É incrível ver como essas mulheres aceitam esse desafio de aprender a fazer a própria maquiagem – algo muitas vezes difícil até para quem tem a visão perfeita. É preciso muito treino e esforço para decorar os movimentos, mas elas não desistem até que a automaquiagem se torne um hábito e as técnicas fiquem automáticas. A diferença da primeira para a última etapa é gritante, e é emocionante e inspirador observar a evolução e determinação delas”, relata a maquiadora.