Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Autoestima para a perda de peso | Revista Afrodite

Autoestima para a perda de peso

Foto: Divulgação

A obesidade é um problema de saúde cada vez mais grave no Brasil. De acordo com um estudo financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, o país ocupa a quinta posição entre os países com mais pessoas obesas do mundo, atrás de Estados Unidos, China, Índia e Rússia, respectivamente. Segundo dados levantados pela pesquisa, 11,7% dos homens brasileiros são obesos, enquanto a porcentagem feminina chega a 20,6%.

"A obesidade é fator de risco para problemas como diabetes tipo 2, hipertensão, esteatose hepática (gordura no fígado) e doenças cardiovasculares, neurológicas, ortopédicas e gastrointestinais", enumera a nutróloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida, Vânia Assaly.

Ela também destaca a relação do excesso de gordura corporal (índice de adiposidade) com uma maior incidência de algumas enfermidades. "O aumento da quantidade e do volume e de células de gordura leva à inflamação dos tecidos e órgãos internos, podendo ser a causa de muitas doenças crônicas", explica.

Um dos problemas ocasionados pela obesidade, a autoestima baixa pode dificultar o emagrecimento ou a manutenção do peso, fazendo com que a pessoa corra o risco de readquirir os quilos perdidos. Isso acontece pela insegurança e desmotivação diante a desafios como perder peso e continuar com uma rotina de dieta equilibrada e atividades físicas.

Superação por uma melhor qualidade de vida

Cuidar da autoestima traz benefícios para o bem-estar, pois o aumento da confiança e da determinação faz com que o indivíduo fique mais atento ao seu corpo e tenha hábitos saudáveis, com dietas equilibradas e exercícios. Uma pessoa angustiada, por outro lado, pode utilizar a alimentação como válvula de escape, comendo mais do que necessita.

Esse tipo de comportamento acaba criando um ciclo vicioso: ao se sentir frustrada com o próprio corpo, a pessoa sabota a dieta, come alimentos altamente calóricos e que a levam a ganhar ainda mais peso. Nesse ponto, a falta de estímulos leva à desistência e os problemas de saúde decorrentes disso tendem a aumentar. A autoestima baixa pode ser contornada por meio de tratamento psicológico. Quando o obeso compreende que existem outras fontes de prazer além do alimento, ocorre uma mudança comportamental.

Extrato de café verde: aliado da saúde e da balança

Coadjuvante no processo de perda de peso, o extrato de café verde é uma opção natural eficiente quando aliado a um estilo de vida saudável. Por ser rico em ácido clorogênico, este reduz o acúmulo de gordura.

O Aché Laboratórios Farmacêuticos reconhece os benefícios do café verde e apresenta o nutracêutico Svelim. Produzido a partir do extrato purificado de café verde com alta concentração de ácido clorogênico, picolinato de cromo e óleo de cártamo, o produto age no metabolismo e ajuda a manter a boa forma com baixo teor de cafeína.

Fonte: CDI Comunicação