O Alentejo, maior região de Portugal, é famoso por seus vinhos, por suas belas paisagens naturais, que incluem campos verdejantes e extensos vinhedos, e por seus vilarejos encantadores, que mais parecem saídos de contos de fadas. Além disso, por todo o território alentejano é possível encontrar construções cheias de histórias para contar. Há igrejas antigas, conventos centenários, castelos medievais e muito mais.
São tantos, que o viajante pode fazer um roteiro totalmente focado em conhecer este patrimônio, que guarda não apenas a história deste país, mas um pouco da sua cultura e do que faz desta região a mais autêntica de Portugal.
Por isso, listamos abaixo oito castelos imperdíveis na região. Confira!
Fotos divulgação Turismo do Alentejo
Arraiolos
Este é um dos poucos castelos no mundo com uma arquitetura circular e, por isso, vale muito a pena conhecer. Situado a apenas 20 minutos de Évora, principal destino alentejano, fica no topo do Monte de São Pedro, rodeado por uma muralha em forma de elipse. Além de visitar o castelo, é possível apreciar uma bela visão de 360º dos campos alentejanos.
Beja
Localizado mais ao sul da região, seu destaque é a torre que conta com 40 metros de altura. Mais que o tamanho e a imponência, no entanto, essa parte do castelo tem também uma beleza ímpar. O viajante pode subir seus 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.
Elvas
Este castelo é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO juntamente às demais construções históricas de Elvas. Ele é um dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa. A própria cidade foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza, devido à sua proximidade com a Espanha. Além do castelo, os turistas podem explorar diversos fortes e fortins da cidade.
Estremoz
Atualmente, no Castelo de Estremoz, funciona uma pousada. Mas ainda é possível conhecê-lo. Seu destaque é a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco. Ao lado do castelo fica uma estátua em homenagem à Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de haver transformado moedas em rosas no século 14.
Evoramonte
Para quem gosta de construções diferentes, o Castelo de Evoramonte é perfeito. Formado por quatro torreões arredondados, ele conta com três pisos nobres no estilo do Renascimento Italiano, e suas salas monumentais têm abóbadas góticas impressionantes.
Marvão
A poucos quilômetros de Castelo de Vide, o Castelo de Marvão fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude, esbanjando uma vista e tanto. Do topo de sua torre, em um dia claro, é possível ver até mesmo a Espanha! Ele também impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.
Monsaraz
Este é um dos típicos vilarejos cheios de charme do Alentejo e seu castelo tornou-se um ponto turístico bastante popular na região. Isso porque, ao subir na construção, o visitante pode ver o grandioso Alqueva, que nada mais é que o maior lago artificial da Europa. Ao pôr do sol, a paisagem fica ainda mais impressionante.
Montemor-o-Novo
Esta vila conta com um fascinante castelo que foi construído sobre as ruínas de uma fortificação muçulmana. Embora seu estado atual não se compare à sua antiga glória, sua importância histórica permanece: ele sobreviveu ao terremoto de 1755 e às invasões francesas, além de ser palco dos últimos preparativos para a travessia marítima de Vasco da Gama para a Índia.
Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Fonte: www.turismodoalentejo.com.br.