Caxias, São José dos Ausentes, Rota Romântica, Vale dos Vinhedos... As paisagens da Serra vão muito além da boa gastronomia e compreendem trilhas, águas termais e muitos centros históricos. Já até viraram cenário de cinema, provando que não é preciso ir muito longe para desfrutar de uma verdadeira aventura.
E então, vamos colocar o pé na estrada?
Foto Divulgação
1. Caxias do Sul - Caminhos da Colônia/Estrada do Imigrante/Vale Trentino/Criúva
O interior de Caxias do sul proporciona um passeio pela cultura e tradições dos imigrantes italianos além de presentear o visitante com belíssimas paisagens. Cantinas, vinícolas, gastronomia farta e música são alguns dos principais atrativos. Em Criúva vale tomar um café campeiro e ouvir histórias sobre os tropeiros, além de conhecer o Canyon dos Palanquinhos.
2. São José dos Ausentes
Prepare o casaco pois o frio é o principal atrativo local. É lá que fica o Pico do Monte Negro, ponto mais alto do Rio Grande do Sul, e o canyon que leva o mesmo nome. Outros atrativos muito curiosos são os rios Silveira e Divisa. Eles correm paralelo, com uma diferença de 18 m entre eles, porém em direções contrários. Conhecer o trabalho do campo, comer pinhão e tomar chimarrão são outras atividades para colocar na lista.
3. Bento Gonçalves - Caminhos de Pedra
Roteiro reconhecido pela hospitalidade, reúne empreendimentos em propriedades particulares de famílias de descendentes de italianos, com experiências encantadoras. Lá é possível fazer fotos à moda antiga, acompanhar vivências das rotinas diárias de uma fazenda de ovinos no Parque da Ovelha, conhecer o processo de produção na Casa da Erva mate além de vinícolas e muitas atrações gastronômicas.
4. Rota Romântica
Essa rota passa por 14 municípios, alguns podem ser considerados os mais charmosos da Serra, como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Aqui, predominam a cultura e tradições dos imigrantes alemães. Passear pelas ruas dessas cidades já é uma atração em si, mas, em Gramado vale ir ao Lago Negro, ao Parque das Lavandas (ou Le Jardin) e ao e Reino do Chocolate. Por lá também há um imenso complexo de neve indoor, o Snowland, além do único zoológico do país dedicado exclusivamente a animais da fauna brasileira. Já em Canela reinam os atrativos naturais, é imperdível ir ao Parque do Caracol, Parque da ferradura e Alpen Park. Nova Petrópolis, também conhecida como o jardim da Serra, tem a Praça das Flores, com um labirinto verde, o Parque Aldeia do Imigrante e o Parque de Esculturas Pedras do Silêncio. Come-se muito bem em todas as cidades! Dica: vá no outono quando a paisagem fica especialmente encantadora com os tons dourados em túneis de plátanos.
Foto Germano Preichardt
5. Cambará do Sul
Apreciadores da natureza e ecoturismo vão se apaixonar por Cambará, que abriga o parque Nacional dos Aparados da Serra, um agrupamento de desfiladeiros na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É possível visitar os Canyons do Itaimbezinho e Fortaleza, além de fazer trilhas, como a do Rio do Boi, por dentro do Canyon.
6. São Francisco de Paula
A beleza natural é o principal atrativo, com campos de araucárias, rios e cachoeiras. É possível visitar a Cachoeira da Ferradura, com extensão de 40 metros, e o Parque das Oito Cachoeiras. Na área central, a Livraria Miragem é um dos pontos imperdíveis, assim como o Lago São Bernardo.
7. Centro Histórico de Antônio Prado
Tombado pelo Iphan como o maior conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil, Antônio Prado tem 48 edificações do início do século 20, a grande maioria com visitação apenas externa. Pela riqueza das construções e também da cultura local, a cidade serviu de cenário para o filme O Quatrilho, em 1995.
Foto Jeferson Soldi
8. Vale dos Vinhedos
Para quem aprecia vinhos de qualidade, este é o roteiro. Com atrativos nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, reúne vinícolas de diferentes portes, com cantinas familiares e boutiques, além de empresas de grande porte que contam com parcerias internacionais. Por lá podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados.
9. Nova Prata
A cidade abriga o Parque de Águas Termais Caldas de Prata que oferece cinco piscinas cobertas e duas externas com água corrente jorrando a 41°C, além de cascata e trilhas em meio à natureza. A dica é ficar de olho na paisagem do caminho, os vales são incríveis.
10. Vespasiano Corrêa – Viaduto 13
É nessa cidade que fica o ponto mais conhecido da Ferrovia do Trigo, o Viaduto 13, considerado o maior férreo da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão. Também é possível conhecer o viaduto da Mula Preta e muitos túneis, incluindo um com paredes vazadas e vista para o vale. A Ferrovia do Trigo, inteira, possui 289 quilômetros de trilhos e demorou 67 anos para ficar pronta. Dica: levar lanterna, dentro dos túneis mais longos é completamente escuro.