Sucesso dos anos 90, os mules ficaram conhecidos por seu formato peculiar e fora dos padrões para a época, eles são fechados na e deixam o calcanhar de fora. Era comum encontrar a peça em salto plataforma, muitas vezes de madeira, e eram visualmente mais fechados.
Já em 2017 eles voltaram a dar o ar da graça e conquistou o coração dos brasileiros, chegaram com design e texturas arrojados, o que o tornou um curinga na hora de compor um looks. Para que esta seja uma peça chave, vale ficar atentos nas dicas da consultora de moda Thais Moretzsohn. "Hoje existem muitos modelos e perdemos o foco da peça curinga, mas para não errar, opte pelos mules de bico fino e o salto pode fica à critério de cada um, porém dê preferencia as cores nude, ou preto para ampliar as opções de combinação. Desta forma esses sapatos iram ajudar a alongar a silhueta em todas as ocasiões. Por ser uma peça que esta com tudo, vale brincar com as roupas, o que demostra a criatividade" revela.
Existe uma infinidade de modelos que trazem desde aplicações de bordados, glitter, fivelas e até versões metalizadas e os saltos acompanham a tendência da variação entre os flatforms, flats, quadrados e até os charmosos kitten heel .
"O mule é um sapato atemporal. Para deixar uma proposta com a cara da estação, aposte em modelos com pelos e texturas. A proposta é deixar o seu look atual", comenta Thais.
No calor, as flats mules, são as mais indicadas e podem ser usadas com saias, shorts, vestidos e em composições mais descontraídos.Para aquelas que são amantes de um salto, na versão mule da para ser usado em looks mais formais, assim como calças sociais, saias longas ou vestidos com comprimento midi e tecidos mais sóbrios.