A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, em parceria com aCruelty Free International, organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para acabar com os testes em animais, lançou no dia 08 de junho, no Brasil, a campanha Forever Against Animal Testing (Contra teste em Animais), que consiste em um abaixo assinado global com o objetivo de banir, até 2020, testes em animais com finalidade cosmética em produtos e ingredientes em todo o mundo. A ação foi protocolocada na sede da Organização das Nações Unidades (ONU), em Nova York, no dia 1 de junho.
A The Body Shop foi a primeira marca no mundo a levantar a bandeira contra testes em animais, já que usa ingredientes naturais e livres de crueldade em todos os seus produtos desde a sua fundação em 1976. Em 1989, fez sua primeira campanha de conscientização sobre o tema, também em parceria com a Cruelty Free (quando o nome era BUAV) resultando na proibição dessa prática no Reino Unido em 1998.
Em 2004, outra campanha foi feita na União Europeia. E finalmente em 2013, testes em animais com finalidade cosmética foram completamente banidos em toda a UE. Em 2017, a campanha tem como objetivo influenciar a legislação dos 189 países signatários da ONU, levando em consideração que 80% do mundo ainda permite testes em animais na indústria cosmética, inclusive o Brasil, onde o processo para banir essa prática ainda está em tramitação.
Em março, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal aprovou aproposta de proibição ao uso de animais em testes para produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. Agora o documento segue para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e, depois, para deliberação final pelo Plenário do Senado. De acordo com o texto aprovado, os testes em animais poderão ser admitidos pela autoridade sanitária em situações excepcionais, quando houver “graves preocupações em relação à segurança de um ingrediente cosmético” e somente após consulta à sociedade. No entanto, a The Body Shop e CFI querem influenciar para que a pratica não seja mais permitida em nenhuma circunstância.
Apesar de existirem tecnologias alternativas para testes de cosméticos, tais como a pele humana artificial, que são, na maioria dos casos, tão eficazes quanto o teste animal e foram validadas pelas autoridades, aCruelty Free International estima que cerca de 500 mil animais ainda sejam usados em testes com finalidade cosmética a cada ano, o que significa 1.390 animais por dia.
A campanha
No Brasil, a campanha acontecerá nos 115 pontos de venda em todos Brasil, no site e nas redes sociais da marca, convidando os clientes a assinarem a petição. A meta é coletar 8 milhões de assinaturas globalmente. Os consumidores serão estimulados a usar a hashtag da campanha, #ForeverAgainstAnimalTesting #ContraTesteEmAnimais, nas mídias sociais para aumentar a conscientização sobre o assunto.“A The Body Shop acredita que testes com animais em produtos e ingredientes são antiquados, cruéis e desnecessários. Por isso, estamos à frente da mais ambiciosa campanha da marca para buscar a proibição global do uso de animais para testar produtos e ingredientes com finalidade cosmética. Nossa expectativa é coletar mais de 200 mil assinaturas no Brasil”, explicaKarina Meyer, Diretora de marketing da The Body Shop Brasil.
A campanha terá duração de quase três anos. Nesse ano, o foco é conscientizar e derrubar mitos em torno dos testes em animais e das alternativas disponíveis. Em 2018, a meta é atingir os 8 milhões de assinaturas e apresentar o documento às Nações Unidas, para que seja convocada uma convenção internacional sobre a proibição de teste com finalidade cosmética em animais. Finalmente, em 2019, com a ajuda da ONU, o objetivo é promover aproximação com governos e agências internacionais para criar a lei.