Nas civilizações antigas, os cultos de fertilidade e renascimento da natureza eram voltados para um arquétipo feminino universalizado que doava e sustentava a vida. Partindo dessa ideia, a estilista Cris Barros trouxe referências do tema para a sua nova coleção de inverno, a AW19. "É a minha homenagem à Gaia, criatura mitológica simbolizando a ligação da mulher com a Terra, a capacidade de criar algo único e novo", declara. "Quis explorar e revisitar essa força poética, esse intuito feminino, eternizando a beleza do momento presente dentro do fluxo contínuo do ciclo da vida."
Veja também:
Pela primeira vez, a história da coleção será contada em 3 capítulos. A vontade de unir mulheres vivendo momentos diferentes da vida gerou as imagens do capítulo 1: Ciclos e Passagens.
A coleção investe nos tecidos naturais como algodão, lã, seda e linho. Estampas inspiradas nas tapeçarias artesanais estão presentes nos modelos, que enfatizam a feminilidade e a liberdade nos movimentos.
"Enxerguei um paralelo metafórico em várias obras de artistas que me inspiram. Nas instalações feitas de flores da artista Rebecca Louise, que vão secando durante a exposição ao público. Nas pinturas clássicas do renascimento mostrando uma natureza sensível. Nas séries de fotografias Flowers do Irving Penn que documentou flores murchas, imortalizando a obra em seu tempo", completa Cris.
Confira abaixo alguns dos cliques do primeiro capítulo da coleção:
Ficha técnica
Foto: Mariana Maltoni
Direção criativa: Cris Barros
Direção de Arte: Renata Corrêa e Roberta Cardoso
Styling: Renata Corrêa
Modelos: Shirley Mallmann, Allexia, Mônica Schreiber, Heloiza Rathke e Carol Paes
Convidadas: Lisa Graham e Suada Rrahmani