O fascínio de Christian Louboutin pela cultura e artesanato do Butão deu vida à coleção LouBhoutan - o encontro perfeito de culturas, traduzida em 13 modelos preciosos de edição limitada. Viajante insaciável, Louboutin já visitou incontáveis países ao longo dos anos, mas o Butão se manteve em sua imaginação desde a adolescência. O sonho de visitar esse lugar misterioso aconteceu em 2012, quando ele fez sua primeira viagem para o reino, descobrindo uma cultura tão rica quanto ele já imaginava.
Trabalhando de perto com os alunos do Instituto Nacional Zorig Chusu, também conhecido como “Escola das 13 Artes”, as bases de cada peça foram criadas no Butão enquanto as superiores foram desenhadas por Christian e feitas na Itália. Demandando uma enorme quantidade de talento, habilidade artística e paciência, cada um dos treze modelos apresenta plataformas e saltos esculpidos à mão, fazendo com que cada peça seja completamente única.
No Butão, assim como na coleção, os detalhes reinam. “Nada no Butão é básico”, disse Christian, “da arquitetura à moda, tudo é cheio de detalhes, padrões estilizados e cor”. Sejam os lótus budistas ou monstros, flores do Himalaia ou arabescos típicos, a coleção está repleta de simbolismo místico e iconografia tradicional. Uma referência direta à reputação do Butão como o “Teto do Mundo”, nuvens estilizadas e gradações delicadas interpretam as cores do céu no nascer e no pôr do sol, adornando muitos dos modelos que chegam com detalhes em seda e saltos de madeira pintados à mão. O tema de nuvem mística no veludo azul faz uma referência à busca singular do país por satisfação emocional e felicidade.