Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Superfoods conquistam a rotina feminina | Revista Afrodite

Superfoods conquistam a rotina feminina

Aliado dos cardápios infantis, o mingau de aveia ganha nova roupagem e vira mania da turma fitness. O que muda é a preparação: sai o leite de vaca, entra em cena o de amêndoas, que é uma “fonte de gordura boa e capaz de modular a carga glicêmica da aveia, evitando um pico de glicemia”, explica a nutricionista funcional carioca Patricia Haiat. Além disso, devido ao seu perfil nutricional, o mingau garante saciedade prolongada e evita boquinhas entre as refeições principais.

A dica é optar pela aveia em farelo, que possui menos açúcar que a em flocos. Para garantir uma versão gente grande e saudável do prato, finalize com frutas vermelhas, cardamomo e nuts tostadas. Nova mania das californianas, o Coffiest é uma nova versão do cafezinho turbinado - o incensado bulletproof coffee, que leva café orgânico, manteiga e extrato de óleo de coco. A receita, criada pela marca americana especializada em nutrição Soylent, consiste em café, proteína de soja isolada, óleo de algas e de canola, fibra de aveia, e l-teanina (aminoácido presente no chá-verde, que induz o relaxamento, quebrando as agitações decorrentes do consumo de cafeína).

O resultado é uma bebida cremosa que se assemelha a um caffè latte - mas sem nenhum ingrediente animal. Com 400 calorias e a mesma dose de cafeína que uma “xicrinha” (150 mg), o Coffiest promete um café da manhã balanceado e completo em uma garrafa de 414 ml.

Já, a boa notícia para quem enjoou da quinoa: o sorgo, quinto cereal mais produzido no mundo (atrás de arroz, trigo, milho e cevada), começa a despontar no cardápio de restaurantes antenados, como o nova-iorquino Marc Forgione. Antes utilizado como ração animal, o sorgo ganhou o aval da turma saudável graças às suas propriedades nutritivas - rico em antioxidantes e fibras, controla os níveis glicêmicos e colesterol, além de regular a função intestinal. “Ele também é riquíssimo em vitamina B e minerais como ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco”, completa Patricia. Sua textura ainda ganha pontos por garantir maior sensação de saciedade.

“Cortar o pão” costuma ser uma das primeiras diretrizes ouvidas em qualquer tipo de dieta de emagrecimento. A boa notícia é que não é preciso mais viver sem ele, graças às versões low carb do sagrado alimento.

Para isso, você vai ter que colocar literalmente a mão na massa e “substituir a farinha de trigo pela de amêndoas”, ensina a health e wellnesscoach Vanessa Kryss, especialista na confecção de pães com baixo teor de carboidratos. Uma de suas receitas hit leva farinha de amêndoas, ovos, azeite extravirgem ou óleo de coco, sal do Himalaia, ervas e canela. Leva 30 minutos no forno. Mas circulam pelo Instagram outras versões do pão permitido, que pode ser feito tanto na frigideira como no grill, com ingredientes que vão de batata-doce a grão-de-bico.

Depois da mania da avocado toast, que consagrou de vez a fruta, o óleo de abacate desbanca o boom do óleo de coco e promete substituir até o funcional azeite. Com uma lista de propriedades exemplares - alto poder antioxidante, proteção cardiovascular, gorduras monoinsaturadas que reduzem o índice glicêmico -, ele tem a vantagem de não carregar o gosto pronunciado do óleo de coco.

Outro plus: a presença de beta-sitosterol, que bloqueia a absorção das gorduras saturadas de outros alimentos pelo corpo. Ou seja, além de reduzir gorduras ruins no sangue, ajuda na perda de peso. “Consuma a frio, já que esse não é um óleo que deve ser levado a altas temperaturas”, explica Vanessa Kryss. O ideal é utilizá-lo na finalização de saladas e legumes.

Fonte: Vogue