Geleia de abóbora caseira é sinônimo de afeto, é o tipo de receita que simboliza comida de mãe e de vó, daquelas que são feitas no fogão a lenha lentamente.
A abóbora de pescoço é um ingrediente incrível para o preparo de doces, dentre eles existem alguns clássicos como odoce de abóbora em cubos e o doce de abóbora com coco.
Normalmente as abóboras de pescoço são vendidas em pedaços por serem muito grandes, então você pode comprar um grande e preparar uma das receitas acima e essa geleia deliciosa.
A blogueira de culinária, Eline Prando, conta em seu post no blog que, "Há alguns dias eu postei no Instagram que estava fazendo essa geleia e percebi que essa receita não é tão comum quanto os clássicos acima, porém essa receita fez parte da minha infância, a minha mãe sempre fazia e por isso, fazer uma geleia de abóbora caseira só me traz boas lembranças".
Visto que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia, selecionamos essa receita menos "invernal", mas ainda assim deliciosa. Confira!Geleia de abóbora caseira
Ingredientes:
1,5 de abóbora de pescoço 3 xícaras de água aproximadamente 700g de açúcar 2 paus de canela 2 cravosModo de fazer:
Descasque a abóbora de pescoço, corte em cubos de aproximadamente 1,5cm. Coloque os cubos na panela, acrescente a água, o açúcar, o cravo e a canela.Leve a panela ao fogo tampada e cozinhe até que os cubos estejam bem macios, desmanchando mesmo.Se necessário você pode acrescentar mais água aos poucos para o cozimento.Com a abóbora completamente macia, deixe amornar, retire os cravos e a canela e reserve-os. Coloque no liquidificador e bata até obter um creme delicado e totalmente liso.Lave a panela, coloque o creme de abóbora, adicione o cravo e a canela reservados e leve ao fogo para ferver e apurar os sabores e evaporar qualquer excesso de líquidos e ficar com a consistência de geleia.Coloque a geleia bem quente em vidros esterilizados, tampe imediatamente e vire os vidros de cabeça para baixo. Deixe-os nessa posição até que eles esfriem totalmente.Guarde em local escuro. Lembre-se para que o vácuo funcione é indicado usar sempre tampas novas, caso não vá consumir com brevidade.