O Rio Grande do Sul ultrapassou o estado de São Paulo em número de cervejarias. É o que aponta um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicado em janeiro deste ano. São 142 estabelecimentos gaúchos, superando os 124 paulistas. Ao fechar 2017, o Brasil registrou 8.903 cervejas e chopes e 679 cervejarias, confirmando a tendência de expansão do mercado. Em produção de cerveja, os brasileiros ficam atrás apenas dos chineses e dos americanos.
Refrescante e feminino
A cor já é um convite para a degustação e ainda deixa as taças muito elegantes. O tom cereja com reflexos salmão do espumante Brut Rosé Lidio Carraro remetem ao frescor e à feminilidade que essa bebida apresenta. Harmonia e equilíbrio completam a degustação. Nada mais saboroso para acompanhar um bate-papo com as amigas. Valoriza delicados canapés e brusquetas de brie e damasco, por exemplo. A temperatura ideal de consumo é entre 6ºC a 7ºC, conseguida facilmente após 30 minutos em balde com gelo. Porque espumante, é sempre uma boa pedida.
Muito além da caipirinha
Versátil, a cachaça vem provando que, além dos drinks, é um ingrediente de sucesso também no preparo de vários pratos, tanto salgados como doces. E não se preocupe, você não irá ficar bêbada e nem sentir o gosto da bebida, mas certamente vai degustar receitas deliciosas. Por exemplo, a cachaça deixa as massas muito mais sequinhas crocantes... no preparo de pastéis e pizzas, ela é fundamental. Nos molhos reduzidos, dá um toque adocicado: experimente fazer um molho madeira e sinta os sabores desabrocharem. É perfeita para flambar alimentos, pois acentua as características de cada ingrediente, e ainda deixa as carnes mais macias e suculentas, basta acrescentar um pouco da bebida na marinada e cozinhá-la mais lentamente. Então, que tal criar algumas delícias enquanto saboreia a sua tradicional caipirinha?
Fonte: Afrodite 46