O cheiro que ficou no ar ao abrir o forno foi o do aceto balsâmico. Ele dá um toque incrível para a preparação, atenuando o sabor forte do tempero.
As cebolas caramelizadas combinam com churrascos ou até um grelhado. Acompanhe com arroz branco e salada fresca. Prefira por usar a cebola pérola, e caso tenha interesse, experimente com gengibre. As cebolas assadas e caramelizadas ficam simplesmente deliciosas, macias, agridoces e delicadamente picantes.
"Aqui em casa nós adoramos cebolas, eu não sei cozinhar sem elas, sejam brancas ou roxas, elas estão presentes na maioria dos nossos pratos salgados. Nós também gostamos muito daquela cebola que é assada lentamente junto com o churrasco que fica super macia e cremosa", explica Eline Prando, escritora do blog Mel e Pimenta.
Ingredientes
4 cebolas pequenas2 colheres (sopa) de limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 cm de gengibre sem casca fatiado
1/4 de colher (chá) de páprica
Galhos de tomilho
Pimenta preta
Sal
Modo de fazer
Descasque as cebolas, corte-as ao meio e reserve.Em uma panela pequena coloque todos os outros ingredientes menos o sal. Leve ao fogo para dissolver o açúcar, ferva em fogo baixo por um minuto e desligue.
Coloque as cebolas em uma travessa, tempere com sal e mais um pouco de pimenta, regue com a calda e os pedaços de gengibre. Delicadamente misture os ingredientes para que as cebolas fiquem bem envolvidas com os líquidos.
Em seguida acomode todas as metades de cebola com a parte plana para baixo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200C e asse por 40 minutos. Retire o papel alumínio com cuidado vire as cebolas para cima e leve por mais 5 minutos para o forno.
Na hora de finalize polvilhe sal e tomilho.