Tempero africano
É bom criar espaço na despensa para os sabores africanos que começam a chegar. O tempero harissa, uma pasta levemente picante feita com pimenta vermelha, tomate, pimentão e algumas outras especiarias, pode ser um ótimo substituto do extrato de tomate em quase todas as receitas.
Foto Depositphotos
Alimentação consciente
A batalha o desperdício será acirrada em 2019. Campanhas em defesa dos alimentos “feios”, aqueles que as empresas têm o hábito de destruir por serem tortos e/ou estranhos, eclodem entre os consumidores conscientes, que incentivam seu uso em restaurantes. Vale lembrar que a comida “bonita” não é mais saudável que outras.
Outra novidade são as sopas frias, que chegam em garrafas. Além de práticas, são mais nutritivas e menos calóricas.
Carne de jaca
O mercado indica que a jaca, já substituta da carne em alguns países, conquista seu espaço de vez nesse ano. Com textura fibrosa, que imita a carne de porco, é fonte de ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Será que a moda pega?
Igual espumante
Para homenagear seus 10 anos, a Paulistânia lança uma cerveja com processo de produção igual ao de um espumante. A Paulistânia X será distribuída em duas versões: Brut Barley Wine, encorpada e maltada e com adição de pimenta rosa, com teor alcoólico de 10%; e Brut Barley, com tons vermelhos e fundo preto ao invés do dourado da Brut.
Foto Sandro Clamer
Meu drink, por Jaqueline Ross, advogada e cachacier
Inspirado no figurino de Jacqueline Kennedy, que ousava nas cores dos seus looks, esse drink é a combinação perfeita do frescor das frutas cítricas com o calor do destilado, numa alusão ao clima tropical brasileiro. Misture na coqueteleira uma dose de suco de limão siciliano e três de suco de lima, que devem ser frescos. Acrescente duas colheres pequenas de mel e duas doses de cachaça prata Casa Três Vendas. Agite para harmonizar os ingredientes e sirva numa taça alta com gelo e folhas de hortelã. Tim-tim!