Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Kianoush Ostovari | Perfil | Revista Afrodite

Kianoush Ostovari

NOVO ESPAÇO Em 2011, quando a então Persian Collection mudou de endereço, em Caxias.

Cidadão do mundo, o empresário à frente da marca Kian Arte em Tapetes, nasceu no Irã, se naturalizou americano e veio ao Brasil para difundir a Fé Bahá'i. 

Um iraniano naturalizado americano morando no Brasil. Esse é Kianoush Ostovari, 61 anos, proprietário da Kian Arte em Tapetes, que chegou em solo brasileiro há três décadas. “Continuo a viver a cultura iraniana. Aprecio a culinária, a música e os hábitos persas, mas hoje me considero um cidadão do mundo.” E não poderia ser diferente. O empresário que há três anos fixou residência em São Paulo, deixou o Irã em 1974, aos 16 anos, e mudou-se para Baltimore, nos Estados Unidos, com o objetivo de estudar. Lá, concluiu o ensino médio, se formou em Economia pela Universidade de Towson, e fez mestrado em Comércio Internacional na Universidade de Maryland.

Em 1979, os pais eram os únicos da família a permanecer no país de origem. Motivados pelo começo da revolução política iraniana, também decidiram ir para a América junto aos filhos, reunindo a família  novamente. 
Com tino para empreender e já na Universidade, aos 20 anos, deu início a um negócio na área de transportes, para auxiliar nas despesas. Assim, montou uma frota de táxis que manteve ativa até deixar os Estados Unidos, quando vendeu a próspera empresa e mudou-se para o Brasil. 

Família e a Fé Bahá’i

Após concluir os estudos, casou-se com Fae, americana de origem persa. Juntos, decidiram dedicar alguns anos para cumprir as metas da Comunidade Internacional Bahá’i, religião da qual fazem parte e que, introduzida pelos avós, está na história da família de Ostovari há três gerações. Como ambos tinham um amigo no Brasil, pequisaram e entenderam que a mudança para o país seria uma boa oportunidade. 

A Fé Bahá’i é uma religião monoteísta que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade, na qual diversidade racial e cultural deve ser apreciada e aceita; a unidade das religiões, considerando todas com a mesma importância; e a igualdade entre homens e mulheres. Os membros das comunidades são incentivados a promover e participar, de forma voluntária, de projetos sócio-econômicos com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ser humano.

Na chegada ao Brasil, em 1989, o casal morou durante um ano em Porto Alegre, onde soube que Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado, não tinha ainda uma comunidade baha’i. E foi assim que escolheu a Serra Gaúcha para viver, criar os filhos, Payam John, hoje com 32 anos, e Adib, 29, e dar início a um núcleo da comunidade Bahá’i, que hoje conta com aproximadamente 500 pessoas.

Os tapetes  

Além da chance de difundir a religião, o mercado aquecido para os negócios foi outro atrativo para Ostovari. “Vi uma grande oportunidade de empreender no Brasil, já que Fernando Color de Mello, presidente do Brasil, recém-eleito naquela época, abriu o mercado brasileiro para as importações”, conta. Ao chegar, iniciou a importação de tapetes persas, apostando em um país com muita riqueza e em um cenário em que o brasileiro consumia com facilidade os artigos de luxo. O produto, Ostovari conhecia muito bem. “Tive contato com os tapetes orientais desde o nascimento, na minha casa e nos mercados do Irã, mas nunca cheguei a trabalhar com tapetes persas lá.” 

Em 1992 abriu a primeira loja, em Caxias do Sul, com o nome Persian Collection e contou com ajuda de arquitetos locais para alavancar as vendas, tornando o espaço referência no segmento. A partir de 1995, além de importar, começou também um serviço de distribuição e precisou montar um depósito para as vendas em atacado. Dois anos depois, percebendo a necessidade de facilitar a logística, transferiu o depósito para São Paulo. 
Com o início da crise econômica no país, em 2015, ingressou no mercado de luxo de São Paulo (SP) e criou a marca Kian Arte em Tapetes. Três anos depois, em 2018, ao abrir a segunda loja, dessa vez em Londrina (PR), optou por unificar a marca nos três estados. Foi quando a reconhecida Persian Collection caxiense foi rebatizada. Visionário, há cinco anos começou a venda de forma online, criando o e-commerce da empresa, e ampliando sempre a gama de tapetes na plataforma.

Hoje a Kian, que conta com a participação ativa dos filhos de Ostovari, oferece mais de 500 tipos de tapetes provenientes de países como Irã, Índia, Paquistão, Nepal, Turquia e China. “A empresa soma mais de 50 colaboradores e é convicta em permanecer fiel ao seu produto, independentemente do momento econômico, que desafia qualquer empreendedor”, resume o empresário.

FAMÍLIA Ostovari com a mulher, Fae, os filhos, Payam, casado com Vanessa, e o caçula, Adib. Fotos acervo pessoal