O Peru é um país mágico e milenar. Possui uma diversidade e riqueza pouco comuns no mundo e oferece a possibilidade de se viver, em um único destino, história, cultura, natureza e aventura.
Veja também:
Ainda que o país evoque inevitável e quase imediatamente as imagens de Machu Picchu e do Império fundado pelos Incas, por seus caminhos é possível conhecer o impressionante patrimônio arqueológico herdado de civilizações ainda mais antigas, que dão testemunho de sua arte, costumes, ritos e desenvolvimento. O povo Inca surgiu bem mais tarde no processo de desenvolvimento cultural dos Andes pré-hispânicos e sua história ocupa apenas um século dentro dos 20 mil anos que tem a presença do homem no território peruano.
Lima, a Cidade dos Reis
Lima nasceu em 1535, na época conhecida como a Cidade dos Reis, e sua história teve início na Praça Mayor ou Praça das Armas, onde fica a sede do governo peruano. A região tem diversos monumentos e, em 1991, seu centro histórico, uma relíquia de várias cores e exemplares da arquitetura colonial, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
DIVERSIDADE História, arte e cultura contabilizam mais de 20 mil anos da presença humana no Peru
A capital do país reúne características singulares: é pré-colombina, com templos como Pachacamac, antigas civilizações como a de Caral e suas Huacas (pirâmides), que compartilham espaços com modernas construções e arranha-céus. É republicana, com o charmoso bairro boêmio de Barranco; é gastronômica, ideal para compras e até mesmo para um passeio por seus cassinos. É, sem dúvida, uma cidade completa.
Lá se encontra o Circuito Mágico das Águas, um conjunto de 13 fontes ornamentais onde as águas, a luz, a música e as imagens se fundem em um espetáculo único e incrível, cheio de magia, ilusão e fantasia. Atualmente está no Livro dos Recordes por ser o maior complexo de fontes do mundo localizado em um parque público.
Uma dica: não se deixe enganar se à primeira vista achar a capital peruana pouco atraente. Com cerca de 12 milhões de habitantes, a cidade tem trânsito barulhento e caótico, com motoristas que parecem venerar as buzinas.
Gastronomia
A gastronomia peruana é reconhecida mundialmente e alguns dos melhores restaurantes estão localizados em Lima, entre eles o Astrid&Gaston, Central, Osaka e Maido. A cada estação eles mudam o cardápio para oferecer os melhores insumos de cada época do ano. O prato mais recomendado é o ceviche, peixe marinado com suco de limão misturado com cebola roxa, sal e um toque de pimenta, batata-doce e milho serrano acompanham a iguaria. Outro sabor imperdível é o lomo saltado, pequenos pedaços de carne bovina fritos com cebola e tomate, servido com batata amarela frita e arroz. Delicioso!
Cusco
Declarada Patrimônio da Humanidade em 1983 pela Unesco, Cusco é a capital do Império Inca e costuma ser chamada de Roma da América, por sua grande quantidade de monumentos. Localizada na região sudeste do país, a quase 3,4 mil metros acima do nível do mar, com clima serrano, possui o maior circuito religioso do país com belíssimas igrejas e conventos. Entre tantas opções não deixe de conhecer a Catedral, o Templo Koricancha, o Convento e Igreja de La Merced, o Convento Santo Domingo e o Templo de San Blas. Também há museus incríveis, como o de História Natural, o Inka e o Arte Precolombino.
RELIGIÃO Catedral de Cusco, cidade que possui o maior circuito religioso do país
Assim como Lima, em Cusco existem restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local e internacional. Alguns dos mais renomados são Chicha, Map Café, Cicciolina, Limo e Calle del Medio.
Vale Sagrado dos Incas
Uma das melhores e mais agradáveis regiões do Peru, o Vale Sagrado dos Incas apresenta clima ameno durante todo o ano e está localizado numa altitude de aproximadamente 2,9 mil metros acima do nível do mar. É um ótimo lugar para praticar esportes de aventura, como rafting, ciclismo, cavalgada, tirolesa, entre outros. Os lugares mais visitados do Vale Sagrado são Ollantaytambo, Pisaq, as Salineiras de Mares e as escadarias circulares de Moray.
Vale Sagrado dos Incas
Machu Picchu
Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, eleito em 2007, o Santuário Histórico de Machu Picchu foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. É um daqueles destinos mágicos que revela paisagens incríveis, além de uma história repleta de mistérios e curiosidades. A cidade perdida dos Incas foi descoberta em 1911 pelo professor norte-americano Hiram Bingham durante uma expedição da Universidade de Yale e evidenciou o vasto conhecimento de arquitetura, engenharia e astronomia utilizados na sua construção.
Foto Depositphotos
Um dos destinos turísticos mais procurados da América Latina, Machu Picchu é acessível somente de trem ou através da trilha utilizada pelos Incas, que leva quatro dias e tem capacidade limitada, assim como a visitação ao sítio arqueológico, que desde 2017 teve o número de visitantes reduzido para fins de conservação. Para os viajantes mais aventureiros, também é possível subir as montanhas de Machu Picchu e de Huayna Picchu, embora a subida exija um bom preparo físico, além de uma boa dose de coragem, mas a vista é indescritível.
por Janaina Patta Santolin, turismóloga