Baía dos Porcos. O cartão postal de Noronha.
O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é formado pela ilha principal e mais 20 ilhotas, rochedos e lajedos. A única habitada, e para onde todos sonham ir pelo menos uma vez na vida, possui uma população de cerca de 2,6 mil moradores. Dividido entre Área de Preservação Ambiental (APA) e Parque Nacional Marinho (Parnamar), tem nada menos que o mais belo conjunto de praias do Brasil.
O clima é tropical e a vegetação é composta por espécies típicas do agreste nordestino. O habitat é privilegiadamente conservado, de uma incrível variedade de espécies marinhas, como tartarugas, golfinhos, peixes, crustáceos e corais. Tudo que torna essa viagem inesquecível.
Não deixe de conhecer
Praia do Sancho
A praia mais bonita do Brasil. Suas águas revelam um azul turquesa que impressiona a vista do cenário mais marcante de Noronha. Com ondas tranquilas, é um ótimo local para banho de mar. Protagonista do espetáculo natural da ilha, um passeio indispensável e inesquecível.
Praia do Sancho, considerada a mais bonita do Brasil. Foto: Janaina Patta Santolin
Baía dos Porcos
O cartão postal de Noronha. Local perfeito para contemplar um cenário deslumbrante, presenteia os turistas com a vista panorâmica do Morro Dois Irmãos. Se tiver sorte, você ainda pode observar tartarugas passeando por ali. Sua tonalidade esverdeada contrasta com o paredão de pedras ao seu redor.
Praia da Atalaia
Uma incrível Piscina Natural. Um dos melhores lugares para mergulho livre na ilha, representa uma oportunidade única de apreciar a beleza da vida marinha. Acesso somente na maré baixa, mediante agendamento prévio.
Veja também:
Baía do Sueste
O lugar perfeito para passar uma tarde. Um dos melhores acessos para as famílias, tem mar calmo e vista estonteante. Perfeito para se conhecer a biodiversidade da ilha através do mergulho livre.
Praia do Leão
O berço das tartarugas. Local de desova da Tartaruga Verde, é o santuário da espécie. Um refúgio para os visitantes que gostam de paz e natureza. O azul profundo do mar de fora é um cenário que emociona pela beleza infindável.
Praia do Leão é um dos cenários imperdíveis do arquipélago pernambucano. Foto: Depositphotos
Baía dos Golfinhos
Um lindo aquário natural. O espetáculo dos golfinhos rotadores é marca registada de Noronha, onde se encontra um dos maiores aquários naturais da espécie, que pode ser apreciada do mirante, preferencialmente pela manhã.
Como chegar
As companhias Azul e Gol voam para a ilha. Saindo de Recife, o voo tem duração de aproximadamente uma hora e meia.
Quando visitar
Entre março e junho é o período de chuvas, quando as diárias ficam menos caras. De agosto a outubro, a visibilidade do mar fica ainda melhor, ótimo momento para as viagens em família, com as crianças. De dezembro a fevereiro, as ondas favorecem os surfistas, e a ilha fica lotada.
Onde ficar
A rede hoteleira conta com hospedagem confortável e pousadas familiares, com serviço mais informal. Em comum é o fato de todas serem hiperinflacionadas pelo que oferecem. Apesar dos preços elevados, não é disso que você vai lembrar ao entrar no avião de volta para casa. As praias, os golfinhos, as tartarugas e o pôr do sol darão conta de garantir o desejo de retornar.
Parnamar
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, além dos ecossistemas marinhos, é formado por dois terços da ilha principal e todas as ilhas secundárias. Foi declarado Parque Nacional Marinho em 1988. Sua criação visa valorizar os ambientes naturais e a beleza cênica local, protegendo e preservando a fauna, flora e os recursos naturais.
APA
Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha, que se encontra fora do Parque Nacional Marinho e foi decretada região de preservação em 1986. Seus objetivos são conciliar a ocupação humana e o turismo com a proteção ao meio ambiente.
Por Janaina Patta Santolin, Turismóloga
Apresentado por Be Happy Travel
Av. Júlio de Castilhos, 1259, sala 603, Centro
Caxias do Sul | behappytravel.com.br
Facebook e Instagram: @behappytravel