por Silvia Bigarella Franzoi
AGENTE DE VIAGENS
Uma das joias do Leste Europeu foi recentemente descoberta por milhares de turistas ávidos por novas culturas e belezas naturais. Os brasileiros, aos poucos, também estão sendo atraídos pelo mar de água verde/azul-turquesa cristalina da Croácia. Localizado nos Balcãs e banhado pelo mar Adriático, o país é o destino perfeito para quem adora navegar: são mais de mil ilhas e ilhotas, sendo apenas 47 habitadas. Os europeus já disputam espaço para seus iates, enquanto os croatas passam o tempo curtindo a vida em estilosos cafés.
A Croácia detém o título de ter a melhor praia da Europa: a eleita foi a Stiniva, na ilha de Vis. Não menos espetacular é a famosa Zlatni Rat, na ilha de Brac, que muda de formato de acordo com os ventos e correntes marítimas. A dica é subir até o mirante de Vidova Gora para apreciar a vista da praia.
Embora tenha sofrido severamente com a guerra no início dos anos 1990, o país vem se recuperando muito bem, méritos para o crescente turismo e bom relacionamento entre croatas, bósnios e sérvios. Mesmo com um pequeno território, o lugar oferece aos turistas as mais diferentes experiências, que vão muito além das belas praias. Há cidades medievais, muita história, parques naturais incríveis, uma capital cheia de cultura, gastronomia e vinhos deliciosos. A influência do Império Romano deixou uma herança histórica muito presente no país: o Anfiteatro de Pula, popularmente chamado de Arena, e o Palácio de Diocleciano, em Split, estão lá para lembrar essa época.
Já que estamos na Croácia...
Embora o país seja um destino para vários dias, alguns territórios vizinhos convidam a prolongar a viagem. A Eslovênia, com sua encantadora capital, Liubliana, fica a menos de duas horas de Zagreb, capital da Croácia. Conjugue o passeio com uma visita ao Lago de Bled, o castelo no meio da água rende uma paisagem de conto de fadas.
Bósnia e Herzegovina, uma injeção de história recente, nos faz relembrar do cerco a Sarajevo, que destruiu impiedosamente a cidade nos anos de 1990. A cidade de Mostar é imperdível, um reflexo perfeito da cultura otomana ainda presente e visível nos hábitos da população.
Sérvia, a cidade de Belgrado, antiga capital da então Iugoslávia, historicamente importante pela sua posição estratégica entre Oriente e Ocidente é hoje um destino repleto de cultura, além da pulsante e vibrante vida à beira do Rio Danúbio.
Montenegro, um país subestimado e muitas vezes esquecido pelos turistas, abriga paisagens idílicas na baía de Kotor, onde estão os mais altos fiordes da Europa e a pitoresca cidade de Perast. Mais badalada, a cidade praiana de Budva fica próxima a Sveti Stefan, o exclusivo resort onde o renomado tenista Novak Djokovic se casou.
Imperdível
Caminhar nas muralhas de Dubrovnik.
Passear pelo Parque Nacional Plitvice Lakes, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Curtir a arte e cultura da impressionante capital, Zagreb.
Descobrir as praias lindas na ilha Hvar e também a noite badaladíssima.
Pular de ilha em ilha no arquipélago de Pakleni composto de 20 mini-ilhas. Incorpore o navegador que existe em você, alugue um barco e parta para essa aventura.
Escutar o som experimental tocado pelo Órgão do Mar, em Zadar, contemplando o pôr do sol que, segundo Sir Alfred Hitchkock, é o mais lindo do mundo.
Sentir-se dentro de Game of Thrones, os fãs da série ficam malucos em poder curtir os cenários de Dubrovnik e Split.
Melhor época: julho e agosto são, sem dúvida, os melhores meses para desfrutar das praias da Croácia. Já o mês de setembro, assim como maio e junho, continuam excelentes épocas para aproveitar as atrações com menos turistas.