Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Para trabalhar em casa: home offices | Revista Afrodite

Para trabalhar em casa: home offices

Foto Guilherme Jordani / Projeto Carolina Veber Toscan
Foto Guilherme Jordani / Projeto Carolina Veber Toscan

Ao falar de home office, ou escritório em casa, é preciso entender que, muito antes de uma tendência de decoração, é uma nova forma de se relacionar com o trabalho. Para superar os desafios que o conceito traz, é fundamental que o espaço seja adequado para atender às necessidades da função, com conforto, tranquilidade e sem esquecer de lugares para armazenar o material da atividade. 

O ideal, pensando em manter o foco e evitar distrações – e tentações como ligar a televisão ou fazer um lanchinho – , seria optar por um local reservado. No entanto, levando-se em conta que os ambientes estão cada vez mais compactos e integrados, a dica da arquiteta Carolina Veber Toscan é a adaptação. “É possível projetá-lo em espaços que passam despercebidos e que podem ter uma função extra, como no corredor, sala de estar e até mesmo junto ao dormitório, por exemplo. São opções para quem precisa de um cantinho de trabalho em casa, mas não tem um cômodo a mais”, explica. 

Quer criar um home office para chamar de seu? O primeiro passo é verificar o tamanhos dos itens que serão armazenados para que seja possível encaixá-los depois. Também é importante investir em móveis que possam garantir funcionalidade e estar atenta à ergonomia da bancada e das cadeiras.

Pensar a iluminação e a fiação elétrica antes de comprar ou mandar fazer os móveis é outra recomendação valiosa de Carolina, pois ajuda a evitar problemas futuros: de visão e de dor de cabeça pela falta de tomadas. 

Fique atento a todos os detalhes

MÓVEIS
Gavetas sempre são muito úteis junto à bancada. Elas ajudam a deixar o local organizado e possibilitam que artigos utilizados com maior frequência fiquem mais próximos. Armário aéreo com portas é prático para guardar itens maiores, como livros, cadernos e pastas de arquivos, por exemplo.

CORES 
Se o ambiente for pequeno, o mais indicado é utilizar cores claras nos móveis, para transmitir a sensação de amplitude. “Se a proposta do ambiente for conferir sensação de redução do espaço, criar contrastes ou ser um ambiente de caráter masculino, os tons escuros e amadeirados se encaixam bem”, observa Carolina. 

DECORAÇÃO
Para decorar, é possível aproveitar os próprios materiais de trabalho, como deixar as canetas em copos decorativos sobre a bancada. Se tiver prateleiras, pode-se colocar alguns livros de uso diário deitados e outros em pé. Utilizar vasinhos decorativos para guardar clips e acessórios pequenos, e também utilizar vegetação, natural ou artificial, pois o verde leva vida ao ambiente.

PARTE ELÉTRICA
O espaço deve ter pontos elétricos e espera para roteador de wi-fi, se ficarem no home office. Quando for utilizar fita de led, lembre que, geralmente, ela vem acompanhada de um drive, que deve ser escondido, mas em um local que seja possível acessar para eventual troca.


Samuel Boff / Projeto Carolina Veber Toscan

Espaço integrado à sala de estar, com bancadas abertas e tomadas para poder conectar aparelhos eletrônicos. Passa despercebido, mas basta acrescentar uma cadeira confortável para que o móvel vire uma estação de trabalho.


Fonte Afrodite