Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Renove a casa de praia em 10 passos | Revista Afrodite

Como renovar a casa de praia em 10 passos

Dias mais quentes e período de férias, convites para desacelerar e repor as energias. Existem muitas maneiras para fazer isso, mas uma das melhores é curtir a praia e tomar banho de mar. Quem tem casa no litoral sabe que antes de relaxar e jogar os pezinhos para o alto é preciso colocar o ambiente em ordem e deixar tudo pronto para a temporada.

Em alguns casos, uma reforma pesada é bem-vinda, outras vezes, alguns retoques na decoração são suficientes para fazer toda a diferença e deixar os espaços mais agradáveis. Pode-se investir em mobiliário solto, revestimentos cerâmicos que possam ser colocados em cima dos já existentes ou em alguma área de destaque, ou até mesmo optar pelo papel de parede, que é rápido e fácil de colocar.

Outra dica é trocar o tecido das poltronas e sofás, complementando com almofadas. Vale apostar nas cores claras, tecidos leves e decoração com ar tropical. Sem esquecer da praticidade, os tecidos e pisos precisam ser fáceis de limpar.

Para fazer isso tudo acontecer, é preciso se programar. Reforma em alvenarias, telhados e revestimentos demandam mais tempo e precisam iniciar logo após o verão acabar. Se a ideia é dar uma repaginada sem quebra-quebra, pode ser iniciada após o término do inverno. 

As arquitetas Gabriela Meletti e Grasiele Forini listaram para Afrodite os 10 passos que podem ajudar a dar uma cara nova para a sua casa de praia. Depois, é só curtir o verão com muito estilo e aconchego. 

1) Iluminação e ventilação natural

Se for possível investir em uma reforma, é importante garantir grandes vãos de esquadrias para uma melhor ventilação e iluminação natural, que deixam o ambiente mais agradável e não dependente de climatização por ar condicionado. Dê preferência a materiais termo condicionantes entre o forro e o telhado, para reduzir o calor.

2) Integração entre interior e exterior

As áreas externas devem ser pensadas com mobiliário solto, decks, ombrelones, sendo uma extensão da sala de estar, mais um ambiente de convívio. Ações simples e conjuntas colaboram para o melhor desempenho do espaço. A utilização de amplas aberturas combinadas com o uso de materiais termo condicionantes aproximam e fortalecem os usos indoor/outdoor. Espaços que dispensam o uso de ar condicionados, com muita sombra natural ou projetadas, propiciam a extensão das áreas internas e proporcionam relaxamento aos usuários.

3) Cores

O ideal é apostar em paletas em tons de bege, branco ou qualquer cor em tonalidade mais clara. Elas contribuem para um ambiente com sensação de amplitude, além de transmitir um clima mais tranquilo em altas temperaturas.

4) Tecidos

Para uma repaginada sem grandes alterações, podem ser trocados os tecidos de sofás, poltronas e cadeiras. Prefira sempre, mesmo na área interna, tecidos impermeáveis, eles facilitam a limpeza e evitam que a poeira grude, além de proteger de algum líquido ou comida derramada no local. Nessa hora, um colorido sempre é bem-vindo.

5) Área de piscina

Para quem também pretende investir em uma reforma maior, vale a pena colocar uma piscina na área externa, circundada por decks, ou piso antiderrapante e uma boa vegetação, criando ambientes bem agradáveis.


Antes


Depois

Projeto das arquitetas Gabriela e Grasiele, para reforma de uma casa em Capão Novo

6) Pisos e revestimentos

Recomenda-se utilizar pisos claros, que não absorvam o calor, e sejam antiderrapantes, como cerâmicas e porcelanatos, que também facilitam limpeza e manutenção e não sofrem o efeito do tempo e da maresia como os de madeira. Revestimentos em 3D nas paredes ou com motivos tropicais dão um charme especial ao clima praiano.

7) Mobiliário

Para móveis de área externa, prefira itens fabricados especialmente para essa função, resistentes à água, vento ou calor. Evite as peças em ferro ou cromados, pois oxidam, enferrujam rapidamente devido à exposição excessiva de sol e chuva.

8) Mobiliário interno

Assim como os externos, não são recomendados móveis em ferro, invista em peças com aspectos rústicos, madeiras que entram bem em um clima praiano. Marcenaria bem projetada, principalmente na cozinha e área de serviço, garantem praticidade.

9) Toque pessoal

Invista em almofadas, louças coloridas, decoração alegre e plantas, essa é uma maneira de deixar a casa com o estilo de cada um e dar um novo ar ao ambiente.

10) Ducha externa

Não esqueça de fazer pontos hidráulicos na área externa para que seja instalada uma ducha. Os chuveiros externos são importantes para a contenção de resíduos do banho de mar e aumentam a vida útil dos materiais dos pisos, como decks, além da manutenção da água da piscina.