Maristela Tomasi Chiappin, Grasiela Scheid Tesser e Luiza Colombo Dutra
Para a Afrodite52, convidamos três mulheres influentes para expressarem o que pensam sobre o desenvolvimento de Caxias do Sul. Confira o que dizem Maristela Tomasi Chiappin, Grasiela Scheid Tesser e Luiza Colombo Dutra:
Qual o caminho para o município encontrar formas de crescer e se desenvolver nas diversas áreas?
Investimento em educação. Por ser da área e acreditar verdadeiramente no poder do conhecimento na vida das pessoas, a educação é o primeiro caminho para alcançarmos o desenvolvimento do município. De que forma? Por meio da capacitação de profissionais, independentemente do nível de ensino e segmento. As pessoas que estão entrando no mercado de trabalho hoje estão teóricas demais, com poucas habilidades práticas. É preciso implementar processos para a formação de líderes e, para isso, é necessário investimento das instituições em capacitação e treinamento. Quem já está no mercado de trabalho deve estar atento e acompanhar os avanços na sua área, tudo evolui muito rápido. É preciso sair da zona de conforto, criar uma comunicação mais clara a fim de concretizar parcerias com quem tem o mesmo objetivo: o desenvolvimento de Caxias do Sul. Ninguém faz nada sozinho, é necessário uma força-
tarefa entre todos os envolvidos, líderes de empresas, poder público, entidades representativas dentro de cada segmento. Conciliando os pontos acima, com investimento em infraestrutura e incentivando novos negócios, o desenvolvimento da cidade estará logo ali.
Maristela Tomasi Chiappin, Diretora da Rede Caminho do Saber.
Ser Caxiense, mas ter tido a oportunidade de morar fora e viajar um bom pouco expandiram meus horizontes e perspectiva. Voltar me fez querer uma Caxias melhor e preparada para o futuro. Não há um só caminho para o desenvolvimento de Caxias, mas há uma direção (não entrando no mérito do que compete ao poder público). Entendo que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, informação e entendimento. Entendimento de que o que nos trouxe até aqui (com a pujança sempre tão ressaltada) não nos garante para o próximo ciclo da economia. É preciso que o conhecimento dessa realidade seja transformado em ação por todos – empresários, entidades, governantes, cidadãos – para que possamos construir novos modelos e formatos de negócio, para que possamos reter talentos e desenvolver novas lideranças. Tecnologia e criatividade estão transformando todos os setores da economia no mundo todo, precisamos, sim, de educação e formação de profissionais que tenham a capacidade de protagonizar essa mudança de rumo, que sejam estimulados e tenham campo para desenvolvimento de ideias e projetos, e não “fujam” daqui. Precisamos de egos menos inflados e propósitos mais elevados!
Grasiela Scheid Tesser, Diretora executiva da NL Informática.
Caxias do Sul é o centro do desenvolvimento econômico da região, com setores de indústria, comércio e serviços pujantes. Mas a cidade precisa investir em atividades que possam gerar emprego e renda, tanto na área urbana como no interior, para que haja prosperidade. O poder público precisa estar focado, trabalhando com planejamento aliado a uma gestão dinâmica, conectada às necessidades da população para garantir qualidade de vida a todos. É importante que existam iniciativas governamentais de fomento ao crescimento econômico e social de forma sustentável, garantindo a infraestrutura e os serviços necessários à comunidade, como mobilidade, saúde, educação, cultura, entre outros. Deve-se planejar o presente e pensar no futuro de forma integrada. Se torna cada vez mais necessário abrir espaços para o debate, para as comunidades unidas e entidades representativas trocarem ideias sobre os desafios econômicos, fiscais, urbanos, ambientais e institucionais que enfrentam e, assim, desenvolver ações destinadas a atrair novos empreendimentos, investimentos e parcerias, para que Caxias se desenvolva e cresça de forma sustentável.
Luiza Colombo Dutra, Presidente da Microempa.