Mesmo em meio à pandemia, os alunos da Rede de Ensino Caminho do Saber encontraram uma maneira de presentear os idosos da Casa de Repouso Sítio do Vovô com muito carinho e alegria. Na tarde de 6 de julho, cinco estudantes do Turno Integral e alguns funcionários da escola fizeram uma serenata para os velhinhos do lar, localizado no bairro Desvio Rizzo. Respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos de saúde, os estudantes aproveitaram o dia de sol para cantar três músicas para os vovôs em homenagem ao Dia dos Avós, celebrado no dia 26 de julho.
Os idosos ficaram no jardim do asilo e puderam interagir na serenata. Além disso, na ação desta tarde, também foi realizada a entrega de cerca de 700 produtos de higiene e de centenas de cartinhas escritas pelos estudantes da Caminho do Saber arrecadados na Festa Junina Drive Thru, realizada no dia 19 de junho. As cartas trazem desejos de recuperação e de muita saúde para os velhinhos.
“Na minha cartinha, está escrito: ‘Desejo a você todo o amor do mundo, paz, saúde, alegria. Sinta-se abraçada’. Gostei e fiquei muito feliz”, contou Edite Pessi, uma das idosas da Casa de Repouso. Dona Zélia Romani também adorou a mensagem que recebeu: “Amor, carinho, fé, cura, afeto. Amo vocês!”.
Leia também
Tecnoway da Caminho do Saber é premiada
Tecnologia em sala de aula é uma alternativa de aprendizagem
Pandemia afetou a aprendizagem dos pequenos
Toda a ação, incluindo a serenata e as doações, organizada pela escola trabalha fortemente com um dos três pilares da Rede: o socioemocional. “A solidariedade sempre está presente nas atividades da Caminho do Saber. Todos os anos, realizamos seis campanhas solidárias e a da Festa Junina é uma delas. É uma felicidade muito grande ver a quantidade de doações e o amor que cada aluno colocou nas cartas. Além disso, o projeto culminou com a serenata dos estudantes e foi maravilhoso ver a dedicação deles ensaiando as músicas e querendo fazer o bem para o outro. Isso é a educação socioemocional na prática”, descreveu Liliane Curzel, responsável pelas campanhas solidárias da Caminho.
Para a proprietária do asilo, Eliane Rodrigues, os materiais de higiene doados farão uma grande diferença para o dia a dia dos velhinhos. “Os nossos idosos são de famílias humildes e sempre precisam de ajuda. Está difícil pra todo mundo, ainda mais com a pandemia. Parece pouco para quem doa, mas para nós é muito gratificante. Nós agradecemos a todos pelas doações!”, contou Eliane.
No total na Festa Junina Drive Thru da Caminho, foram arrecadados mais de 2 mil itens de higiene, como fraldas, sabonetes, shampoos e cremes dentais, e recolhidas 511 cartas escritas pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio da escola. Os demais itens e cartinhas já foram doados para o Lar da Velhice São Francisco de Assis e para o Centro Comunitário Capuchinhos.