Que o celular e as redes sociais viraram aliados quase que indispensáveis na vida pessoal e profissional, agilizando contatos e facilitando a vida, todo mundo sabe. Agora, como não se tornar inconveniente e lidar com tantas mensagens, grupos, áudios e vídeos chegando a toda hora é que muita gente se pergunta. Preparamos um guia para ajudar você na boa convivência diante de tanta conectividade. Bom senso, equilíbrio e reflexão são palavras-chave.
Você já deve ter passado por alguma dessas: briga no grupo da família, comentários ou fotos constrangedoras, pressão para responder um Whats ou aquela mensagem que chega de madrugada... O mundo virtual, embora ajude muito na agilidade do dia a dia, se tornou um território complicado para as relações humanas. Afrodite ouviu especialistas em boa comunicação e comportamento e preparou um guia com orientações para um uso adequado e uma convivência mais harmônica nas redes sociais mais usadas para fins pessoais e profissionais.
Facebook e Instagram
FOTO DE PERFIL: cuide com a imagem que você quer transmitir. A foto para a página profissional é importantíssima. Não use imagens informais, de festas, ou de má qualidade. De biquíni? Nem pensar. Na página profissional, o recomendado é o logo da empresa. Na pessoal, uma foto com destaque para o rosto.
ALCANCE DAS POSTAGENS: sempre pense pelo menos duas vezes antes de publicar algo. Esse conteúdo pode afetar sua carreira e/ou relacionamentos. Se arrepender e deletar minutos depois não garante que o arquivo será completamente apagado do ciberespaço. Como são apenas algumas pessoas que curtem e comentam nossos posts, podemos pensar que são poucos os que têm acesso ao que divulgamos, mas isso também não é verdade. Não há como saber a dimensão do alcance. Por isso reflita: “Que imagem estarei passando com esse texto, com essa foto, com esse vídeo?”
PERFIL PESSOAL X PROFISSIONAL: muitos profissionais não se dão conta, mas mesmo em seus perfis pessoais de Facebook e Instagram eles levam junto a imagem da empresa. Por isso é sempre recomendada cautela. Cuidado com as fotos, links, posts de humor, polêmicas… menos é mais. Preserve-se! Na dúvida, não poste.
GAFES NAS PÁGINAS PROFISSIONAIS: se você tem uma empresa/negócio e criou canais de comunicação para ela, é preciso alimentá-los. Não “desapareça” da rede. Mas também não exagere na quantidade de posts. E tenha humildade. Se a sua empresa bateu uma grande meta, lançou um evento, vale divulgar citando os envolvidos. Ninguém gosta de quem “se acha demais”. Excessos acabam prejudicando o profissional e a empresa.
QUEM ADICIONAR E BLOQUEAR: avalie bem antes de adicionar desconhecidos no Face e autorizar seguidores no Instagram, pois essas pessoas vão acompanhar seus passos. Bloquear só em casos graves, se realmente não quiser mais que a pessoa tenha contato. Uma dica: não bloqueie nem exclua conhecidos em momentos de raiva. Dê apenas um unfollow (deixar de seguir).
Foto Pexels
O QUE E QUANTO POSTAR: exaustão de selfies, fotos de viagens, filhos e pets... até que ponto são interessantes para os outros? O ritmo de postagens vai de cada um, mas vale refletir: por que sinto a necessidade de postar todo o passo a passo do meu fim de semana, por exemplo? Por que ao invés de aproveitar esse momento, preciso mostrar para os outros? Por que quero a aprovação – medida por likes – em relação à minha imagem?
E CURTIR O PRÓPRIO POST?: quem é administrador de página precisa cuidar para curtir sempre como perfil pessoal, pois fica feio a empresa curtir a própria postagem, mesmo que seja por engano.
PROTEGENDO-SE DE “FAKE NEWS”: as notícias falsas são uma ameaça real. Compartilhe apenas conteúdos de sites confiáveis, jornalísticos ou científicos. Não repasse sem saber se o conteúdo é verdadeiro, se saiu de uma fonte segura e se é relevante. Hoje tudo é espalhado com uma velocidade incrível e, parte da responsabilidade é de quem compartilha sem checar ou refletir. Se ler uma notícia muito chocante, que não foi divulgada em sites jornalísticos, provavelmente é falsa e não que a “mídia esteja escondendo”.
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MENORES DE IDADE NA REDE: tem pais que postam tudo o que os filhos fazem, outros preferem preservá-los. Quanto aos perfis das crianças, uma coisa é consenso: é preciso ficar de olho e supervisionar ao que elas têm acesso na internet. E conversar sobre o assunto. “Explicar que o Instagram das blogueiras fitness e de moda não correspondem à realidade de uma pessoa normal, por exemplo, é um grande começo”, orienta a jornalista Valquíria Vita. Em seu mestrado na Universidade de Pittsburg (EUA), ela pesquisou os efeitos de posts que mostram apenas o “lado bom e bonito” da vida, e comprovou que a felicidade da internet gera tristeza, ansiedade e frustração em quem vê e em quem posta, pela necessidade de mostrar uma imagem que nem sempre corresponde à realidade. A idade mínima para ter um perfil pelas regras do Face é 13 anos.
COMENTÁRIOS CONSTRANGEDORES OU DESRESPEITOSOS: se não gostou do comentário no seu Face pessoal, é mais simples apagar. No empresarial, o mais indicado é dar retorno. Se for uma crítica à empresa, o “responder comentário” dá a chance de se explicar e tentar melhorar a imagem frente ao cliente. Se for apenas um comentário agressivo/desrespeitoso, delete. Nunca brigue nesse espaço, por mais desrespeitosas que sejam as mensagens.
POSTS POLÊMICOS: difícil ficar neutro em certos momentos políticos, mas, antes de fazer um post, pense nas consequências que ele poderá trazer ao seu emprego ou à empresa. Talvez compartilhar uma notícia sobre política esteja ok, desde que ela venha de uma fonte confiável, mas preciso mesmo discutir cada opinião e entrar em embates com amigos e familiares? Para que tipo de ambiente estou contribuindo?
BOTÕES DE REAÇÕES: desde que o Facebook criou botões que expressam emoções como tristeza, raiva, admiração e amor ficou mais fácil se posicionar frente tragédias, notícias de morte e violência. Mas não é considerada gafe clicar em curtir numa notícia triste, por exemplo, pois pode significar que você leu, acompanhou aquele post, não que “gostou do que ele quer dizer”.
FOTOS COM AMIGOS E CLIENTES: é prudente consultar, especialmente clientes, antes de postar fotos juntos ou compartilhar status de localização, sobretudo em festas e outras reuniões. Respeite a privacidade, além disso, nunca poste imagens nas quais as pessoas estejam de uma forma ou num momento que você também não gostaria de aparecer. Se alguém postou uma foto que o deixou constrangido, desmarque-se e, se necessário, peça que apaguem.
Foto RawPixel
STATUS DO PERFIL: se você usa o telefone para trabalho, não poste selfies, fotos de momentos pessoais, de comida, viagens… nada que você não queira que seus contatos de trabalho vejam é apropriado para esse espaço. Melhor deixar para seu Instagram.
TAMANHO DOS TEXTOS: evite os textões. Se o que você precisa dizer é muito longo na mensagem de Whats é sinal de que não deveria estar sendo dito por ali. Ligue, mande um e-mail ou marque um café. “Ser discreto é uma qualidade. Somos escravos do que falamos e senhores do nosso silêncio. Na rede social temos tempo para pensar antes de enviar, utilize-o”, ensina a consultora de etiqueta Regyna Gazzola.
LINGUAGEM: o aplicativo é um espaço menos exigente para a correção do português, é possível usar abreviações, dependendo da conversa. Mas não há necessidade de escrever errado, ainda mais com a disponibilidade de corretores ortográficos. Lembre-se, o que falamos e escrevemos faz parte do nosso perfil e retrato social. Bom senso com os emojis (carinhas e figuras) também é interessante. Se despedir de conversas profissionais com figuras de beijinhos de coração pode não ficar bem.
VISUALIZOU E NÃO RESPONDEU: a ideia de que precisamos estar conectados o dia todo e de que tudo é urgente é um dos sintomas mais nocivos de nossa época. “Como vivíamos antes do Whats? Era possível. O que significa que conseguimos ter uma relação mais saudável com o aplicativo”, diz Valquíria. Não sinta a necessidade de responder tudo imediatamente, mesmo que sejam questões profissionais. E não seja a pessoa que espera que tudo seja respondido rapidamente também. Se ler a mensagem e não quiser/puder responder naquele momento, marque como não lida para não cair no esquecimento. Se possível, responda no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, para não denotar pouca atenção a quem enviou.
ADICIONAR EM GRUPOS: ao criar um grupo, avalie a necessidade. Quando/se alguém sair, respeite. Não a coloque de volta! Se você fizer parte de algum que não a agrada (e que não seja necessário para o trabalho ou outros fins) comunique a saída e saia sem medo. A vida é curta demais para perder tempo com questões improdutivas. Naqueles em que precisar ficar, é possível silenciar por até um ano. Assim, você só recebe as notificações ao abrir o Whats, não a toda hora.
O QUE ENVIAR: mande só o que for necessário. Não encaminhe fotos, textos e vídeos sem pensar. Avalie se aquilo vai acrescentar algo a alguém. Nunca envie fotos com trajes relevadores, nem para namorado ou marido. Nem todos os relacionamentos duram para sempre e isso pode lhe causar problemas no futuro. No âmbito profissional, orçamentos não devem ser passados pelo aplicativo. “É fácil cair na armadilha da praticidade e querer usá-lo para tudo, mas ainda existem outras formas de comunicação, mais formais, que devem ser preservadas”, ensina Valquíria.
CONFIRMAÇÃO DE VISUALIZAÇÃO: até quem usa para fins profissionais pode tirar a confirmação de visualização. O recomendado é ter um Whats profissional e um pessoal, para que as coisas não se misturem e não se tenha a sensação de que se está sempre trabalhando. Fora do expediente, todo mundo tem o direito de relaxar no celular, ficar online no Whats sem se preocupar com mensagens de trabalho ou clientes. “Hoje em dia se fala muito em Fomo, que é o Fear of Missing Out, medo de estar sempre perdendo alguma coisa, sensação que as redes sociais nos dão. Relaxe. Desconecte-se”, recomenda a jornalista.
ENVIO DE ÁUDIOS: dependendo da profissão, é muito inconveniente ter que escutar vários áudios ou gravações muito maiores que 30 segundos. Prefira enviá-los apenas em casos mais urgentes, pois talvez a pessoa precise parar o que está fazendo para ouvir a mensagem. Para quem trabalha com WhatsApp Web, no desktop, é ainda mais difícil. Vale lembrar que tudo o que não pode ou deve ser ouvido por outras pessoas não deve ser dito em áudios.
HORÁRIO: Valquíria Vitta alerta que WhatsApp não é como o e-mail, que se pode enviar a qualquer hora. Respeite os horários comerciais para mensagens de trabalho. Se for urgente, ligue. Na vida pessoal, é importante conhecer os hábitos para não causar incômodos. Procure não mandar mensagens antes das 10h e após as 22h. “Uma ideia de gentileza, como uma mensagem enviada cedo demais, pode se transformar em um aborrecimento para quem recebe”, alerta a consultora de etiqueta.
MENSAGENS DE BOM DIA, BOA NOITE...: no mundo social e empresarial é preciso tomar cuidado para não se tornar cansativo. Um risco é querer agradar ou se aproximar sem muita habilidade para uma conversa interessante. Muitas pessoas acham inconveniente receber esse tipo de card ou vídeo, ainda mais a toda hora. Se incomodar, vale pedir (com jeito) para sair da lista de transmissão. Em grupos, o administrador pode “definir as regras”, avisando os participantes sobre a funcionalidade e finalidade daquele espaço e pedir educadamente que não enviem ali correntes, mensagens motivacionais, vídeos de humor…
DICA DE OURO NO USO DO CELULAR
Na companhia dos outros, resista à tentação de atualizar o Face, mandar Whats e olhar o Instagram. Podemos passar a mensagem de que a telinha é mais importante do que quem está conosco pessoalmente. Se tiver um assunto realmente importante e inadiável a resolver, avise, peça licença e procure ser breve.
Por Vivian Kratz, jornalista e psicóloga