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O que a princípio pode ser visto e encarado como desafio para a gestão de pessoas nas empresas e dentro de casa, é, na verdade, uma oportunidade de crescimento mútuo ao assumirmos uma postura de aprendizado frente às características das diferentes gerações, sejam elas X, Y, Z...
Não há como pensar que pessoas que chegaram ao planeta em momentos diferentes terão uma visão idêntica do mundo, não é mesmo? Enquanto quem nasceu há mais de 50 anos provavelmente trabalhou em uma época em que o fax era a tecnologia de comunicação mais avançada, viajar era uma das únicas formas de conhecer outras culturas e um privilégio para poucos, quem está ingressando no mercado de trabalho não faz ideia de como é atuar sem ferramentas como celular e internet, e vive conectado, interagindo com diferentes modos de se viver a vida diante da tela do computador.
Então, por que esperar que não haja divergências no modo de agir e se relacionar em casa, nas famílias e nos ambientes de trabalho? Para a consultora em desenvolvimento humano Maria Zeli Stelmack Rodrigues, da e-saberes, o conflito de gerações não é algo que possa ser evitado nas relações humanas. “Conflito não significa guerra e, sim, diferentes formas, jeitos, de lidar com a realidade. Me parece que o enfrentamento do conflito de gerações se dá através de atitudes que possibilitem a convivência de forma colaborativa, inclusive no mundo organizacional”, analisa.
A fórmula? Uma postura de aprendiz permanente. Ou seja, aceitar de quem chega o gosto pelo risco e pela inovação, e de quem já está aí há mais tempo, os valores diferentes, inclusive pela experiência do que já viveu, oportuniza aprender e ensinar sempre, independentemente da idade. “A famosa frase ‘No meu tempo...’ não deve ser repetida como mantra. Nosso tempo é o hoje e aqui estamos para contribuir na construção de uma sociedade que tem muito a fazer para os que ainda virão”, destaca a especialista.
NO MÍNIMO TRÊS GERAÇÕES NAS EMPRESAS
Maria Zeli conta que, atualmente, convivem nas organizações pelo menos três gerações. E pessoas que nasceram em épocas distintas tendem a responder de forma diferente a diversas abordagens de gestão e incentivos. Só conhecendo o perfil de cada uma e reconhecendo as características dessa diversidade é que se torna possível uma abordagem mais adequada para resultados mais efetivos, seja internamente, nas equipes, e também junto ao público final, para quem se vende produtos e serviços.
Embora haja variações nas datas propostas pelos muitos autores, pode- se considerar que os Baby Boomers são as pessoas hoje na faixa dos 56 aos 74 anos. É a geração do pós-guerra, que viveu a rebeldia do rock e a prosperidade econômica. A geração X, ou Coca-Cola, entre 40 e 55 anos atualmente, são menos rígidos, viveram a expansão tecnológica e crises econômicas, como a da década de 1980, fatos que influenciaram diretamente em suas formas de ver e agir no mundo.
Em seguida vem a geração Y ou Millennials, nascidos entre 1978 e 1995 (podendo se estender até 2000), entre 24 e 41 anos. Compreende quem está entrando no mercado de trabalho, vindos de um período econômico próspero. É a geração das inovações tecnológicas, do excesso de segurança e dos múltiplos estímulos, motivada por desafios e desejosa de ascensão rápida. Já os Z, que vem de “zapear” (ato de trocar de canal), nascidos a partir de 1996, hoje com menos de 23 anos, portanto, são a “geração controle remoto”. Dominando as tecnologias, valorizam o espaço virtual e são impacientes, com poucas habilidades interpessoais. Buscam no mercado de trabalho um mundo como o deles: conectado, aberto, veloz e global. Já se fala também na geração Alfa, filhos dos Millennials, nascidos a partir de 2010, a geração 100% digital, que vê e interage no mundo através das telas.
VANTAGENS DO TRABALHO CONJUNTO
Compartilhamento de conhecimento
Os colegas sêniores têm maior probabilidade de estar desempenhando funções por muito tempo. Eles, provavelmente, têm um nível muito maior de conhecimento em relação à empresa, seus produtos e o contexto mais amplo.
Habilidades diferentes
Os colegas mais jovens, provavelmente, são muito mais fluentes no universo digital, enquanto os mais velhos podem ter habilidades melhores de se relacionar com os clientes, o que se ganha com experiência.
Maior inovação
Uma gama mais ampla de habilidades pode significar um pool de talentos maior quando se trata de lidar com problemas ou vender algo. Quando se combina experiência com novas habilidades, é possível criar ainda mais.
Perspectivas diversas
Gerações diferentes têm perspectivas diferentes – o que pode ser realmente útil quando se trata de elaborar uma nova abordagem para enfrentar um desafio. E isso não significa apenas ter uma visão jovem, qualquer grupo pode ficar um pouco limitado em sua abordagem às vezes.
Maturidade emocional
Equilíbrio entre o controle e a impulsividade
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Nascidos entre 1996-2010
Nascidos entre 1978-1995
Nascidos entre 1964-1979
Nascidos entre 1945-1963
Nascidos até 1945
Por Vivian Kratz, jornalista e psicóloga