Nesta semana, o vereador Chico Guerra, do PRB, deverá apresentar projeto de lei que busca proibir a utilização de canudos plásticos não regeneráveis em estabelecimentos de Caxias do Sul.
Na sessão ordinária de quarta-feira (31/10), o parlamentar fez o anúncio da proposta. Garantiu que a substituição por canudos biologicamente sustentáveis não inviabilizará negócios no comércio. Segundo ele, a intenção é coibir o descarte inapropriado de componentes. Citou alguns números de pesquisas, como o fato de que, a cada ano, dez milhões de toneladas de materiais plásticos chegam aos oceanos, mundo afora.
Em julho deste ano, o Rio de Janeiro foi a primeira capital brasileira a proibir o uso dos canudos plásticos. A primeira cidade foi a de Cotia, SP, em junho. A decisão segue um movimento global de redução da produção de lixo, que acaba aumentando os níveis de poluição marinha e comprometendo espécies como baleias, golfinhos e tartarugas.
No estado, os municípios de Rio Grande e de Santa Maria foram os primeiros a aprovarem a lei, que proíbe o uso dos canutos em locais como restaurantes, lancherias e bares, com previsão de multa. As propostas foram sancionadas em setembro, estipulando um período de transição de seis e de quatro meses, nas respectivas cidades. Discussões também estão passando por Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Pelotas.
Atualmente são mais de dez países que baniram o plástico, entre eles Índia, Bélgica, Costa Rica, França e Uruguai.