A história, criada pela jornalista ambiental Vera Mari Damian, surgiu a partir de uma brincadeira com as netas, quando tentavam identificar as flores pelo nome e pelas características.
“As crianças têm um olhar mais dedicado para cada florzinha e um encantamento que é só delas. Como o mundo está muito ‘precisado’ de ternura, melhor compartilhar esse encantamento com mais gente”, afirma a autora.
No final do livro, Vera incluiu a descrição de flores com nomes comuns e científicos. Estão ali o brinco-de princesa, a sempre-viva, o girassol, a glória da manhã, entre outras. Na ideia devalorizar o belo do simples, a autora fez questão de colocar flores que podem ser encontradas em toda parte, mas com nomes pouco conhecidos, como trevo-vermelho, canchalágua e trapoeraba. A personagem NINI ganhou vida nas aquarelas do artista plástico Ernani Carraro.
“Utilizei aquarela por ser uma técnica muito suave e proporcionar um colorido intenso. Afinal, estamos falando de flores. O resultado é uma pincelada descontraída, quase aleatória, mais ou menos como a natureza faz para criar suas obras”, conta o artista. A história ganha complemento com imagens de flores da fotógrafa Nilva Damian e está sendo publicada com o selo editorial da Voxmidia. Além de compartilhar a história, a autora vai compartilhar livros e flores. No lançamento, os exemplares serão vendidos a R$ 26,00 a unidade com direito a uma mudinha de flor. Por R$ 36,00 é possível adquirir dois livros e fazer uma boa ação, doando um dos exemplares para as escolas infantis do Projeto Mão Amiga.
Mas uma flor no meio do lago não lhe saía da cabeça e ela vai precisar de ajuda para chegar perto dela.
Em sua aventura, NINI descobrirá como os amigos nos ajudam a superar nossos próprios limites e a tornar a viagem mais divertida.