O projeto Comunidade em Concerto em Galópolis segue levando para este histórico local de Caxias do Sul, em 2017, o melhor da música de câmara da cidade. No mês de agosto o espetáculo fica por conta do múltiplo trabalho, com execução impecável, do Quinteto de Metais OSUCS (Orquestra da Universidade de Caxias do Sul). O espetáculo será realizado na Igreja de Galópolis, no dia 13 (domingo), às 17h e a entrada é franca. Sendo a terceira apresentação do projeto no distrito, o Quinteto promete um repertório que caminhará em territórios muito abrangentes, indo da Renascença ao Modernismo, tendo muita afinidade com o popular e atual.
O primeiro espetáculo foi realizado em junho no palco do antigo Cine Operário, com o Quinteto de Cordas da Serra Gaúcha. Na sequência, o Ária Trio tomou o Instituto Hércules Galló. Ambos os espetáculos tiveram lotação máxima e aprovação do público.
O Comunidade em Concerto já foi executado em igrejas e espaços públicos da cidade (2011), em escolas públicas (2014) e em teatros (2016). Agora, a Tum Tum Produções alia-se ao Instituto Hércules Galló levando a música de câmara para Galópolis. Entre os objetivos desta ação estãofomentar a diversidade cultural, assim como a formação de plateia, a divulgação e a valorização da música de câmara concebida dentro de Caxias do Sul. E, também, possibilitar à população a difusão da cultura na comunidade da rica região, tal qual sua história e seus espaços de fruição cultural, como o Instituto Hércules Galló.
Serão seis espetáculos gratuitos, um por mês, de junho a novembro de 2017, nas seguintes localidades: sala multiuso do Instituto Hércules Galló, Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia de Galópolis, Cine Operário e Cooperativa de Trabalho Têxtil Galópolis.
Além dos grupos já mencionados acima, também foram selecionados, por chamada pública:Duo Nó de Pinho, Duo Alma Brasileira, Quinteto Quimetais, Choros de Balcão com participação de Elias Barboza. O Comunidade em Concerto é uma realização da Tum Tum Produções em parceria com o Instituto Hércules Galló e é realizado com recursos do Financiarte 2016.
O Quinteto é formado por Felipe Istan (tuba), Jonatas Castro (trompa), Paulo Fernando Ferreira (trombone), Jezer Silva e Fernando Costi (Trompetes), desenvolvem, paralelamente, atividades ligadas à Orquestra Sinfônica e outras formações camerísticas com piano, cordas percussão e canto. Tendo participado de inúmeros concertos, estudos e workshops com renomados grupos de câmara do Brasil e exterior, bem como instrumentistas, durante Festivais ou como convidados em Caxias do Sul. Personas como Frederik Mills (Canada-USA), Brett Schuster (Louisville University-USA), Louisville Brass Quintet, James Thompson (Atlanta Symphony-USA), André Henry, Tierry Amiot e Pierre Dutot (Conservatório de Lion- França), Philip Doyle (Inglaterra-Brasil), Olinda Alessandrini e Fernando Dissenha (OSESP) foram os principais propulsores deste trabalho.