A casa modernista projetada pelos arquitetos Paulo Bertussi e João Marchioro está sediando desde o mês de setembro o Instituto Samba. Concebido e coordenado pela arquiteta Jessica De Carli, o projeto se anuncia como um campo para experiências e ações nas áreas da cultura.
Na próxima semana, o local traz à cidade o grafiteiro Derlon. Figura importante do grafite brasileiro, com projeção mundial, ele fará um grafite na casa modernista localizada na Hércules Galló, esquina com Visconde e Pelotas, que foi toda revitalizada e é sede do Samba.
Veja também:
O público poderá conhecer o trabalho finalizado no próximo sábado (8), à tarde, quando será realizado um bate papo com o artista e também poderá ser conferido um audiovisual sobre o trabalho de J.Borges, mestre da xilogravura e do cordel, que a Jéssica De Carli, criadora do Instituto, visitou em agosto.
O grafiteiro Derlon / Foto Xirumba
Cultura colaborativa
O mapeamento e os diálogos com os diferentes territórios culturais que formam o diversificado contexto artístico brasileiro se alinham na construção do conceito do Instituto Samba. Não à toa o principal gênero musical brasileiro é a palavra que denomina o lugar. Plataforma de ações que irão das residências artísticas a oficinas de estudos e formação, projetos ligados ao artesanato, ao patrimônio histórico, à cultura urbana e gastronomia, produção de catálogos informativos, dentre outras iniciativas, o Instituto Samba terá sua programação orientada para atividades de mobilização coletiva, de caráter sustentável e colaborativo.
Nesse contexto – e mobilizada por uma afinidade estética – no início de agosto Jessica De Carli viajou à cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, para visitar o ateliê do grande mestre do cordel e da xilogravura no Brasil, J.Borges. O artista cuja obra é referência internacional abriu as portas de seu espaço para um encontro no qual ele contou sobre sua vida e obra. O resultado disso integrará uma série de atividades de uma intensiva programação que marca o lançamento oficial do Instituto Samba no início de dezembro.