Criatividade, inspiração e muito investimento no “feito à mão” foram os resultados do Projeto Identidade, desenvolvido pelas empresárias artesãs do grupo Teia - Rede de Trabalho Artesanal, da Microempa, com consultoria do estilista Walter Rodrigues, por meio do Instituto By Brasil. As coleções foram apresentadas nesta semana em evento que reuniu lideranças empresariais de Caxias do Sul, imprensa e convidados na sede da entidade.
Com duração de seis meses, o projeto que teve o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho das integrantes do grupo setorial contou com uma metodologia exclusiva para a criação de coleções, evidenciando características próprias de cada marca e fazendo com que tal identidade seja um diferencial competitivo no mercado. A realização integra as ações do edital do programa Empreender Competitivo, que disponibilizou recursos para a capacitação. Tudo teve início com uma visita técnica à Igreja São Pelegrino. A partir desse momento, as profissionais deveriam criar peças autorais fazendo uso de diferentes metodologias artesanais.
Presidente da Microempa, Jovenil Vitt Lima destacou o empenho do grupo. “As integrantes do Teia não somente aceitaram o desafio de participar do projeto, como abraçaram e se engajaram para fazer essa coleção acontecer”. Coordenadora do Teia, Cateline Padilha, destacou a importância de integrar uma associação empresarial como a Microempa para a valorização do trabalho numa perspectiva empresarial. “As integrantes do Teia buscam o reconhecimento do artesanato como um negócio e uma visão empresarial.”
Walter Rodrigues ressaltou a dedicação e o talento das artesãs: “Estou muito agradecido porque a finalização de um projeto marca o início de um novo, por isso é muito importante esse momento.” E continuou: “Temos um potencial muito rico e precisamos olhar o artesanato como um negócio. Tenho orgulho de dizer que nenhum produto desta sala será comprado por piedade, mas porque é bonito, tem conceito, história e mais importante: tem encantamento.”
As coleções
Nolitá – Atelier de Acessórios: duas linhas de produtos com brincos, pulseiras, colares e enfeites de cabelo, uma para o dia a dia e outra para noivas e festas. O design visionário, moderno e conceitual alia-se às matérias-primas diferenciadas.
Ateliê Macramê Ana Casara: toalhas, vestidos e xales em macramê, referenciando degradês e tons suaves da Igreja São Pelegrino.
Ateliê Sil Artes: bordados em miçangas e vidrilhos e pontos de crochê decoram conjuntos de moda praia, bolsas, clutchs e niqueleiras inspiradas nas imagens do arcanjo no afresco do teto da igreja e de Nossa Senhora.
Um Pontinho – Bordados feitos à mão: acessórios femininos com microbordados, porta-alianças bordados, kits e projetos para bordar em casa, tudo com inspiração nos arabescos e arcos característicos da igreja. Flâmulas e bastidores para decoração com design e cores que remetem às formas destacadas pela projeção do sol nas paredes da Igreja, lenços com estamparia original que refletem as portas e flores de bronze e mosaicos do chão da Igreja integram o portfólio.
Casa de Bonecas Feitiços de Pano: a designer Mara Couto criou o Arcanjo São Miguel, além de uma linha de tecidos com design inspirado nas rosas e cores de Nossa Senhora de Caravaggio, moldes e gabaritos com desenhos e arabescos para a produção de roupas para as bonecas artesanais.