No sábado, a programação começa com uma visita guiada ao Museu da Uva e do Vinho. Neste passeio pela história da tradição mais cara à Serra Gaúcha, o cultivo da uva e a produção de vinho, peças antigas e histórias sobre os hábitos e tradições destas atividades são relatadas no prédio que abriga a primeira cooperativa de produção vinícola da América Latina.
A atração que segue é um convite ao riso, na melhor tradição da palhaçaria: o ator Janio Nunes apresenta O Andarilho, um monólogo que mostra uma figura que, depois de anos trabalhando num circo, resolve mudar e andar pelo mundo, carregando consigo apenas uma mala com algumas quinquilharias e a roupa que lhe resta. Em troca de um café e alguns sorrisos, ele presenteia quem encontra pelo caminho com música, encantamento e magia.
Foto Jessica Drew
Na sequência, o filme selecionado para a mostra infanto-juvenil é Procurando Dory, de Andrew Stanton e Angus Maclane. A história mostra que, um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) tem um insight e lembra-se de sua amada família. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los e na desenfreada busca esbarra com amigos do passado e vai parar nas perigosas mãos de humanos.
A tarde de domingo começa com as tradicionais cantorias e a comilança do Filó Comunitário. É o momento em que a memória afetiva e cultural dos hábitos os antigos e primeiros imigrantes volta à cena através da música e da mesa farta. O público é convidado a levar algum prato para compartilhar na mesa farta, generosa e deliciosa.
Foto Paulo Jose Tonietto
A atração que vem em seguida é o Quarteto New Orleans. Com uma formação básica de três sopros, trompete, sax alto, tuba e um instrumento percussivo, o grupo investe na tradição das bandas de tradicional jazz, dando um enfoque inovador. A variedade do repertório privilegia os clássicos do jazz e também clássicos infantis.
Veja também:
Assim, o Forqueta Cultural aposta em dar visibilidade ao contexto histórico-cultural de um dos distritos mais importantes de Caxias do Sul, na perspectiva da democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.
Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade!
Forqueta Cultural 13 e 14 de abril
Dia 13/04/19 (Sábado)
14h00 – Visitando o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
15h00 – Apresentação Teatral: O Andarilho, com Janio Nunes
16h00 – Exibição de Cinema Infantil: Procurando Dory
Dia 14/04/19 (Domingo)
15h00 – Filó Comunitário
16h00 – Apresentação Musical: New Orleans
PROGRAME-SE
O que: Forqueta Cultural
Quando: Sábado, 13, e domingo, 14 de abril
Onde: Ponto de Cultura Costurando Sonhos, junto ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, no bairro Forqueta
Quanto: Entrada Franca
Agendamento de Entidades e Associações: Melissa Piamolini – Fone: (54) 99616-9690
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Apoio Cultural: Empresas Randon, Plásticos Pisani, Pinta Risco, Três Eixos, Bitcom, Duroline, TRC e Slomp Materiais de Construção.