Comemorando os 110 anos de nascimento de Frida Kahlo, o Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro/Caxias) traz para a cidade o espetáculo “Frida Kahlo, à Revolução!”, no dia 23 de setembro. Com texto inédito e trilha sonora executada ao vivo, a peça será apresentada no Teatro Murialdo, às 19h30min.
O espetáculo, que está há oito anos em cartaz, é inspirado livremente na vida e obra da pintora mexicana. Juçara Gaspar, ao interpretar Frida, nos conduz por uma redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito de Frida.
A peça narra, de forma poética, a trajetória política de Frida Kahlo, o seu conturbado casamento com Diego Rivera e a breve passagem pelos Estados Unidos e França. Também conta o seu envolvimento com Trotski.
“Frida Kahlo, à Revolução!” tem duração de 55 minutos e é dirigida por Daniel Colin. A pesquisa foi feita por Juçara Gaspar, que interpreta a pintora, e a trilha sonora é de Luciano Alves e foi pensada exclusivamente para o espetáculo.
Os ingressos são gratuitos para os associados ao Sinpro/Caxias e custam R$ 20,00 para o público em geral. O Sinpro/Caxias informa que esta é uma peça voltada para adultos. Os ingressos poderão ser retirados a partir do dia 1º de setembro, na sede do Sindicato dos Professores - Avenida Júlio de Castilhos, nº 81, salas 901/902, bairro Nossa Senhora de Lourdes. Para não sócios, os ingressos poderão ser retirados a partir do dia 1º de setembro, no mesmo local.
“Cada vez mais a vida e obra da poderosa pintora mexicana incita e sugere a abordagem de temas que precisam ser incentivados, tais como oprotagonismo feminino, a acessibilidade e inclusão, a liberdade artística e a denúncia a uma sociedade elitista e patriarcal.” (Juçara Gaspar, que interpreta a arista em “Frida Kahlo, à Revolução!”)
“El arte mas poderoso de la vida, es hacer del dolor un talisman que cura, una mariposa renace florecida en fiesta de colores!” (Frida Kahlo)