O segundo semestre começa como uma importante novidade para os apreciadores da cultura e da boa música. A partir da próxima terça-feira, dia 1º de agosto, abrem as audições e os ensaios aos interessados em integrar o Coro da UCS. Os encontros serão realizados na Escola de Música do Campus-Sede, às terças e quintas-feiras, das 19h30min às 22h. Nesta nova temporada, o grupo de cantores será formado por alunos, professores e funcionários da UCS e comunidade.
“Estamos abertos a interessados em cantar em grupo e experimentar a sensibilidade, a afetividade e a força que a música pode nos trazer, tanto nas emoções quanto na educação do contato com a arte”, convida o coordenador do Coro da UCS, maestro Renato Filippini. As atividades integram uma ação da Coordenadoria de Extensão da Universidade, com a proposta de pesquisa e execução de repertório coral de forma elegante, afetuosa e com qualidade, explica Filippini, adiantando que ainda para este ano estão previstas apresentações e concertos do Coro em Caxias e região.
Um pouco de história
O Coral da Universidade de Caxias do Sul foi criado em 1968 com o objetivo de ampliar e divulgar o canto coral na comunidade. Desde então, influenciou diretamente na formação cultural da cidade de Caxias e da região, oferecendo uma prática coral de qualidade para as centenas de cantores e cantoras que fizeram parte do seu elenco em 55 anos de trajetória. Uma jornada que se alinha historicamente à fundação da UCS.
Seu primeiro maestro foi Nestor Wennholz e os ensaios ocorriam no prédio da antiga Escola de Belas Artes, uma das formadoras da UCS. O Coral chegou a participar de festivais internacionais e de muitos encontros de corais universitários.
De 1973 a 1976, o coral esteve sob a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, e teve como preparador vocal Decápolis de Andrade. Wennholz reassumiu a regência do grupo em 1977, permanecendo até 1994. O atual coordenador, Filippini, assumiu o grupo de 1995 a 2014. Nesse mesmo ano, Anita voltou como maestrina e diretora artística até março de 2019, com o auxílio do preparador vocal Ricardo Barpp.
Entre 2019 e 2022 o coro teve as atividades descontinuadas, fator agravado pela pandemia de Coronavírus.
Objetivos
Serviço
Saiba mais: disponibilidade para 40 participantes; os interessados passam por entrevista e audição, a ser agendada com o regente Renato Filippini (54) 99977.83 79; é necessário ter mais de 16 anos.
Fonte ACOM|Assessoria de Comunicação