Divulgação
No início de abril, Antonio Giacomin lança um livro de memórias que resgata, de forma lúdica, as lembranças remotas do seu tempo de infância. A obra “Ilustrações da Vida: Cores da Infância” mescla pequenas narrativas do “menino Antonio” com ilustrações em aquarela, feitas pelo artista, que retratam as lembranças, descobertas e experiências marcantes de sua época de criança. Quatro acrílicos sobre tela e as 130 aquarelas que ilustram a publicação darão vida à exposição de mesmo nome, formando um conjunto de memórias guardadas por ele e, agora, compartilhadas com o público.
Na exposição “Ilustrações da Vida: Cores da Infância”, os visitantes irão encontrar imagens originais do livro, além de objetos de grande valor afetivo para Giacomin, como brinquedos guardados da infância e reproduções feitas pelo próprio artista. “A ideia do projeto surgiu do desejo de criar um contato significativo com as crianças e contar a minha história através do fazer artístico. As brincadeiras, os lugares, as pessoas, as lendas e as histórias ouvidas e vividas por mim deram luz ao livro e à exposiçao, perpetuando minhas memórias de menino em ilustrações em aquarela que agora serão expostas ao público”, diz o artista caxiense.
Veja também:
Com lançamento para convidados previsto para a noite de 4 de abril, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, a obra teve curadoria da doutora em artes visuais, Silvana Boone, que é também professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É ela quem assina o prefácio do livro, que traz em suas páginas os relatos em texto e ilustração de uma infância feliz e criativa, sob a perspectiva inocente de uma criança. “Antonio Giacomin brinca com a aquarela como o menino brincava com o carrinho de madeira: solto, livre e sonhador. Cria cenários de cores infinitas que se mesclam com água, trazendo aos olhos imagens que se criam e se dissipam na mente, algo tão real como as nossas vivências diárias, mas também surpreendente, como a fantasia e o sonho”, diz Silvana sobre o livro.
A mostra “Ilustrações da Vida: Cores da Infância” poderá ser visitada de 5 a 27 de abril na Galeria Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333, Centro), em Caxias do Sul. O horário de visitação será de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, das 10h às 16h.
Sobre o artista
Antonio Giacomin é artista plástico nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, com uma trajetória de mais de três décadas no universo da pintura. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos principais nomes na produção de aquarelas, já teve trabalhos expostos em mostras e eventos em diversos países do mundo.
Foto Janete Kriger
Além da produção artística que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior. Atualmente, mantém um estúdio em Caxias do Sul.
Em 2007, lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Em 2015, também em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou o livro “Insetolândia – Uma Viagem Ao Redor do Quintal”.
Programe-se
O quê: Exposição e livro Ilustrações da Vida: Cores da Infância, de Antonio Giacomin
Quando: de 5 a 27 de abril
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333), na Casa da Cultura de Caxias do Sul
Quanto: livro à venda no local por R$ 50