O produtor cultural Claudio Troian recebeu recentemente o título de Cidadão Caxiense, conferido pela Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul. A proposição da vereadora Denise Pessoa considerou o vasto histórico de atuação de Claudio Troian na área cultural, bem como suas fundamentais contribuições para o desenvolvimento e qualificação da cena cultural na Serra Gaúcha.
Natural de Porto Alegre, morou por anos na Ilha do Pavão, localizada no Lago Guaíba, onde o pai trabalhava no Clube de Regatas do Grêmio Náutico União. Sua vocação para alinhavar pessoas em projetos fascinantes começou aos 14 anos, quando então morador de Bento Gonçalves, organizava passeios com a vizinhança para pique-niques às margens do Rio das Antas.
A música também sempre esteve presente. Nas memórias da mãe cantora e do avô acordeonista que promovia saraus musicais na Zona Norte de Porto Alegre a cada semana, do qual o menino Claudio não abria mão de participar. Foi músico profissional contrabaixista dos 16 aos 25 anos no mais puro rock'n'roll. Neste período integrou a banda Kaos e participou de festivais nacionais de rock, dividindo palco com Rita Lee, O Terço e O Som Nosso de Cada Dia, entre outros.
Depois da música iniciou nova carreira profissional como redator de programas tele-educativos na Fundação Educacional Padre Landel de Moura. Na sequeência, atuou profissionalmente como jornalista onde exerceu as funções de repórter, redator, editor e proprietário de jornais e revistas ao longo de 12 anos.
Por 20 anos atuou como publicitário em agências de propaganda. No teatro foi roteirista, ator, diretor e produtor. No cinema, foi ator em cinco curtametragens. É produtor cultural - promotor, produtor executivo e agente cultural - há mais de 40 anos.
Em Caxias foi produtor da Orquestra Municipal de Sopros e produziu espetáculos de artistas consagrados tais como Oscar dos Reis, Leo Ferrarini, Paulinho Cardoso, Maikol Nora, entre outros.
Na literatura produziu livros para vários escritores. Para citar alguns, estão Marcos Fernando Kirst, Ciro Fabres, Maristela Deves, Bernardhete Zardo, Gerda Bornheim, Bruno Atti Serafine Alessandro Valim com o livro sobre os 70 Anos da Rádio Caxias.
Através de projetos de Claudio Troian, as praças de Caxias do Sul ganharam magníficas esculturas em bronze da artista Dilva Conte. Na Praça central, a Beatricce segue lendo a Divina Comédia sob o olhar apaixonado de Dante Aliguieri. Na praça Formolo, o Anjo Samuel derrama bênçãos sobre o solo de Caxias consolando os que perdem seus entes queridos.