O escritor Gustavo Tamagno Martins é o representante de Caxias do Sul na antologia nacional intitulada Árvore da Vida, que reúne textos de 96 coautores de diversos estados brasileiros e dois brasileiros residentes em Portugal. A obra é organizada pela gaúcha Janaína Ciquelero Bellé e tem como prefaciadora a sergipana Adriana Ribeiro.
Gustavo participa da coletânea com o texto denominado Plantinhas com sentimentos. “Aceitei com muita animação o convite da Janaína, até porque é a minha primeira antologia. Como gosto muito de fazer o leitor refletir com a minha escrita, não podia ter sido diferente, comparei as pessoas com plantas pensantes e emotivas, afinal, também precisamos pegar sol e tomar água”, conta o escritor de 21 anos, que tem dois livros publicados e foi escolhido como patrono da 1ª Feira do Livro Ao Ar Livre de Nova Pádua em 2021. Além da participação no projeto, para esse ano o também estudante de Jornalismo está preparando o lançamento da sua terceira obra.
Reprodução
Os coautores escreveram sobre as temáticas relacionadas ao desenvolvimento da Árvore da Vida, fundamentados em suas raízes, árvore genealógica, árvore ornamental, a vitalidade e as utilidades das árvores, relações possíveis e suas metáforas. As transformações pelas quais as árvores estão expostas, as estações do ano e as circunstâncias do tempo também pautaram os escritos dos participantes da compilação.
O edital teve inscrições por quase dois meses em que cada coautor e coautora teve a liberdade para abstrair para o papel sua introspecção e visão de mundo, tornando a escrita como um registro histórico através dos seguintes gêneros textuais: conto, crônica poética, literatura de cordel, música, poesias e prosa poética. A editora é Selo Editorial Independente e a previsão de entrega da obra literária é de 60 dias após o encerramento das inscrições, que ocorreu agora em fevereiro.