Foto Fabio Grison
No período de 20 a 24 de março, o artista Antonio Giacomin estará representando o Brasil no Potrer Art 2019, evento internacional de arte que acontece em Potrero de los Funes, na província argentina de San Luis. Giacomin, que tem uma trajetória de mais de três décadas e é um dos artistas com maior reconhecimento nacional e internacional na produção de aquarelas, irá compor a mesa de jurados do evento que durante cinco dias irá avaliar e premiar obras realizadas por pintores do mundo todo.
Além de jurado, ele participa da abertura da 5ª edição do encontro, ministrando a master class para um público previsto de 350 pessoas, entre artistas argentinos, uruguaios, colombianos, chilenos e norte-americanos. O Potrer Art é reconhecido no universo artístico como um dos mais prestigiados concursos de pintura da América do Sul, premiando artistas em diferentes categorias. Na última edição, em 2018, o artista uruguaio Alvaro Castagnet – considerado o número um do mundo na técnica da aquarela – fez a abertura do encontro, que neste ano ficará a cargo de Giacomin.
Veja também:
“Esse convite é de grande importância para mim e vem como um reconhecimento do meu trabalho, meu amor e dedicação à arte”, diz o artista que irá compartilhar suas memórias de infância - de 5 a 27 de abril na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul - no livro e na exposição Ilustrações da vida: Cores da infância.
Em paralelo Potrer Art, Giacomin aproveitará sua estadia em terras argentinas para ministrar um workshop de aquarela de dois dias na cidade de Potrero de los Funes.
Sobre o artista
Antonio Giacomin é artista nascido na Serra Gaúcha onde, em 1980, iniciou-se no universo da pintura. Passou temporadas nos Estados Unidos, México e países da Europa dedicado a atividades de aperfeiçoamento de sua arte e de sua técnica. Além da produção artística que o caracteriza e diferencia, Giacomin desenvolve workshops, oficinas criativas e palestras, atendendo também a compromissos de cunho artístico em diversos eventos no exterior. Atualmente, reside em Caxias do Sul, onde mantém um estúdio.
Em 2007, lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Em 2015, também, em parceria de Marcos Fernando Kirst, lançou o livro “Insetolândia – Uma Viagem ao Redor do Quintal.