Representar mais do que a fisionomia, a personalidade, é a premissa do retrato. É esse gênero de fotografia que Antonio Valiente reúne na exposição A serviço do sentido, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Retratos de 20 artistas contemplados ao longo dos 20 anos da criação do Fundo Pró-Cultura (que dá origem ao Financiarte sete anos mais tarde) foram feitos em preto e branco pelo fotógrafo, a fim de captar, com a expressão individual, parte da memória desse que é o principal fomento cultural do município, ao lado da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Contemplado na edição de 2021 do Financiarte, o projeto A serviço do sentido pretende contribuir com o debate em torno da importância social da arte. A exposição traz fragmentos textuais de entrevistas com os artistas, selecionados seguindo critérios como o da diversidade de épocas em que foram contemplados, gêneros, origem, representatividade e adesão às categorias de atuação, a fim de demonstrar que a oportunidade de financiamento é essencial para a consolidação de trajetórias na área.
Integrante da 15ª Semana da Fotografia, a exposição aproxima a história das produções culturais locais de sua comunidade e documenta o incentivo municipal caxiense, considerando seu papel paradigmático como política pública. Nos retratos, expoentes das sete categorias contempladas nos editais: Teatro, Música, Dança, Artes visuais, Cinema e vídeo, Literatura e Folclore.
A jornalista e escritora Alessandra Rech, responsável pelos extratos textuais da exposição, argumenta que o artista está “a serviço do sentido” e que é preciso ter clara a importância fundamental desse exercício.
– A arte nos ajuda a estabelecer relações de empatia com os outros e pontos de contato com as próprias questões subjetivas. É uma possibilidade de resistência, o que se faz ainda mais vital em sociedades calcadas no consumo e consequente objetificação do ser humano – afirma.
Programe-se
Exposição “A serviço do sentido”, de Antonio Valiente
Evento integrante da 15ª Semana da Fotografia
De 29 de julho a 28 de agosto de 2022
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Visitação online: UAV DIGITAL https://sites.google.com/view/uavdigital
Mediação da Exposição “A serviço do sentido” com Antonio Valiente e Alessandra Rech
Dia 29 de julho, às 19h30min (evento de abertura)
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visita Guiada na Exposição “A serviço do sentido”, com Antonio Valiente e Alessandra Rech
Atividade Integrante da 15 ª Semana da Fotografia
Dia 19 de agosto, às 18h30min
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
ENSAIO
Fotos Antonio Valiente
Poeta Viviane Luchese
Atriz Odelta Simonetti