O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, terá dois ambientes de descompressão doados aos profissionais de saúde pelo coletivo Arquitetos Voluntários. Desta vez, o. Sob o comando do mentor e arquiteto Marcelo Minuscoli, em parceria com a arquiteta Adriane Karkow, que reuniu um time de profissionais de Caxias do Sul para colaborar com os arquitetos voluntários em sua primeira ação fora de Porto Alegre e região metropolitana. O local já tem projeto de revitalização e construção de áreas em andamento.
Unindo-se ao grupo, os arquitetos Janete Dariva, Thaís Suzin, Tagir Fattori e Débora Mensch, auxiliarão na construção de duas salas de descanso com copa acoplada em dois ambientes de 18m² cada. Um dos ambientes já tem banheiro incorporado, que será reformado pelo coletivo.
“Auxiliar o primeiro hospital fora da Grande Porto Alegre com a ação dos Arquitetos Voluntários, na criação de áreas de descompressão tão urgentes para o combate do Covid-19, será um prazer”, diz Minuscoli, que acrescenta “estamos focados em atingir o maior número de hospitais possível, mas precisamos sempre lembrar da responsabilidade da ação e do pouco tempo que temos para projetar e implantar esses espaços”.
Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, agradece a parceria e acredita que os novos espaços doados pelos Arquitetos Voluntários trarão muitos benefícios em meio a um ambiente de tensão em função da pandemia de coronavírus: “Neste momento em que a maioria das empresas estão focadas em estruturar equipes, adquirir insumos e equipamentos e definir protocolos de atendimento, parabenizo o grupo de arquitetos voluntários pela iniciativa, pois no cenário atual, não teríamos condições de investir em um ambiente assim, diferenciado, com um olhar de profissionais especializados, que certamente trará muito conforto e valorizará o espaço de descanso de nossos colaboradores que estão na linha de frente para atender pacientes acometidos pela COVID-19. Enfim, somos muito gratos ao trabalho dos Arquitetos Voluntários e tenho convicção de que essas novas salas irão propiciar um ambiente mais leve e alegre em meio a tantas demandas que estão por vir.”