Agência digital caxiense atingiu 30 clientes logo nos primeiros 12 meses de atuação no mercado. Projeção é manter a cartela para continuidade do trabalho de proximidade e confiança que são marcas da empresa liderada por Monise Teles
Saúde. Essa palavrinha que tem múltiplos significados ganha o sinônimo de “sucesso” quando o assunto é o primeiro ano da caxiense Teodô Marketing Digital. Isso porque a empresa que tem como carro-chefe o atendimento de profissionais da saúde, clínicas e outros empreendimentos ligados à área, registrou um crescimento de 52% no faturamento nos 12 primeiros meses de atuação no mercado gaúcho. O incremento é mais do que o dobro que havia sido projetado pela proprietária, a profissional de marketing Monise Teles, ao redirecionar o trabalho com profissionais parceiros numa estrutura de agência.
A cartela de clientes, que em 2018 era de apenas cinco quando atuava de forma individual, chega a 30 fixos com o novo formato encampado desde 2021. Atualmente, a empresa conta 27 profissionais, entre colaboradores e parceiros. Além de Caxias do Sul, a Teodô atende marcas sediadas em Uberaba (MG), Bento Gonçalves, Farroupilha e Porto Alegre (RS). A Teodô é responsável por assinar a estratégia de comunicação de médicos como o mastologista Maximiliano Kneubil, a neurologista Paula Gasperin, a pediatra Jalusa Mantovani e a geneticista Ana Karolina Maia.
Monise afirma que mais do que o crescimento no número de clientes e no faturamento, ela celebra a consolidação do trabalho com foco voltado ao marketing da área médica. Mais de 50% dos clientes provém de profissionais da saúde, tendência que deve ser ampliada ainda mais nos próximos anos.
“Acredito que a visibilidade da marca pela área médica e a conquista de novos clientes é um dos grandes objetivos, e temos alcançado isso. Sempre atuei ligada ao marketing na saúde, então é fundamental esse reconhecimento e colocar a expertise para comunicar um segmento tão importante e que tem um cunho de interesse público muito relevante”, constata.
Monise é a primeira profissional de marketing especialista na área da saúde na região da Serra Gaúcha. Há 11 anos ela estuda e vivencia na prática de que forma a comunicação pode beneficiar esses profissionais. A caxiense estudou análise organizacional pela Stanford University, nos Estados Unidos, e tem certificação em Business e Marketing obtido em Sydney, na Austrália. Antes de empreender, atuou como gerente de Marketing do Grupo Diagnose, o maior Laboratório de Patologia da Serra Gaúcha.
Além da Teodô, Monise também realiza consultorias, mentorias e treinamentos na área. Nos últimos anos, já realizou mais de 30 eventos voltados ao público médico e acadêmicos da área da saúde e como consultora atendou mais de 100 profissionais e empresas.
A idealizadora da Teodô reforça que, quando resolveu transformar o que era uma atuação individual em agência, decidiu investir no modelo de parcerias com outros profissionais. Hoje, a profissional de marketing conta com a apoio de especialistas das áreas de design gráfico, tráfego pago, assessoria de imprensa, audiovisual, desenvolvimentos de web e fotografia.
“Os benefícios deste tipo de negócio são muitos, tanto para nós como empresa, quanto para o cliente. Podemos contar com profissionais com vasta experiência e qualificação em suas áreas, como, por exemplo, um designer sênior, pagando um preço justo por isso. E para nós é fundamental ter no time pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades”, ilustra.
Monise projeta a continuidade das parcerias para os próximos meses, com o objetivo de manter a atual cartela de clientes e ampliar a gama de serviços prestados para cada um deles. A profissional também tem em mente aprofundar a atuação voltada ao ensino de marketing para as áreas da saúde e estética.
“Os resultados que atingimos logo no primeiro ano estão muito acima da expectativa. Por isso a nossa previsão de crescimento é em relação aos serviços a serem oferecidos, para manter a qualidade de atendimento e proximidade com o cliente, que enxergo como a menina dos olhos da agência. Também deverei dar ênfase às consultorias e ao ensino, que são trabalhos que amo de paixão e que acabam inspirando muito no atendimento dos clientes”, garante.
Mais que um nome, uma homenagem ao avô
O nome da agência é uma homenagem a Teodorico Julio Teles, avô paterno da idealizadora Monise Teles. Segundo ela, Teodorico era um homem do campo, mas também um comunicador nato, dono de uma risada contagiante, que fazia questão de unir a família ao seu redor, para ter 'dois dedos de prosa' e assim contar seus 'causos'. “Quando o nome da agência estava sendo pensado, a ideia era inovar. Mas um dia, em uma conversa aleatória, me deparei com uma série de coincidências antes não percebidas. Vô Teodorico, além de ser um grande comunicador, tinha muita vontade de viver, de realizar grandes feitos, além de amar a natureza, o pôr-do-sol e o chimarrão”, narra.
Ela diz que foi difícil conter as lágrimas quando essa ficha caiu. “Lembrei que o meu pai sempre me dizia que eu era muito parecida com meu avô, então não poderia ser diferente: o nome da agência deveria, sim, ser uma homenagem a ele, assim como a paleta de cores fazer alusão ao chimarrão. Seu legado de força, de honestidade e de amor pelo que se faz estará presente em cada projeto, em cada marca idealizada e em cada sonho de cliente que ajudaremos a realizar”, relata.
De clínicas de saúde à empresa de energia solar
Apesar do foco ser no atendimento ao marketing de profissionais e empresas da área da saúde, a Teodô também atua na comunicação de outros ramos. Entre eles, estão empresas de energia solar, de assessoria de imprensa, de máquinas e equipamentos, transportes e estéticas.
Fonte MCom Comunicação