Nesta quinta-feira (2), as CDLs Jovens de todo o Brasil estarão unidas para realizar o Dia Livre de Impostos (DLI). De forma simultânea, a iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) tem como propósito chamar a atenção dos consumidores sobre os altos índices da carga tributária nacional. Não por coincidência, a data marca os 153 dias necessários que os brasileiros precisam trabalhar, em média, apenas para pagar os tributos do ano.
Em Caxias do Sul, a CDL Jovem da cidade também estará engajada na ação e pelo quarto consecutivo se junta à campanha que ocorre há 16 edições no país. Ao longo do dia, integrantes do grupo estarão pelo Shopping Villagio Caxias com o Impostossauro, o mascote do DLI, fazendo intervenções informativas junto à população.
Além das mobilizações educativas, estabelecimentos do Shopping Villagio Caxias e da área central da cidade oferecerão na data produtos e serviços com descontos proporcionais aos impostos de cada item como uma maneira de conscientizar os consumidores sobre os altos índices tributários do país.
“O Dia Livre de Impostos é uma data para expressar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população e serve de freio para o crescimento econômico do país. Além de alertar os consumidores sobre a ‘mordida’ dos impostos nos produtos e serviços, queremos consolidar o DLI como uma nova data de compra no Brasil. Sabemos na prática que o cliente que entra numa loja não vai comprar apenas o que está na promoção. Ele acaba levando outros itens, incrementando a sua compra”, destaca Shaíze Roth, diretora da CDL Jovem de Caxias do Sul. Ela lembra que, por conta da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram realizadas apenas pelos canais digitais.
Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada dinheiro com tributos e está em último como o país que melhor retorna o dinheiro para a sociedade. Apenas nos setores de maquiagem e perfumaria, as cargas tributárias são de 58% e 70%, respectivamente. Outros percentuais que chamam atenção são eletrônicos, com 43% de carga tributária, e de itens de vestuário e calçados, com 31% do valor.
PRODUTO/SERVIÇO E CARGA TRIBUTÁRIA MÉDIA NO BRASIL**
Livros - 15%
Estacionamento - 16%
Bebidas sem álcool - 26%
Salão de beleza - 26%
Academia - 27%
Cama, mesa e banho - 28%
Joias/Relógios - 30%
Cinema - 30%
Vestuário - 31%
Sapatos - 31%
Remédios - 31%
Papelaria - 32%
Restaurantes - 32%
Eletrodomésticos - 34%
Brinquedos - 34%
Óculos - 34%
Bijuterias - 34%
Chocolate 34%
Utensílios para o lar - 37%
Celulares - 40%
Bolsas e malas - 40%
Eletrônicos - 43%
Bebida alcoólica e cigarros - 43%
Higiene pessoal - 46%
Maquiagem - 58%
Perfumaria - 70%
**Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
Informações MCom Comunicação