Freepik
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), quatro milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho nos últimos quatro anos, apresentando crescimento de 9,2% entre o terceiro trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período de 2018. Com isso, o gênero passa a representar aproximadamente metade da força total de trabalho no Brasil.
No entanto, algumas profissões ainda são dominadas por homens. A área da tecnologia como um todo é um exemplo que ainda sofre com a disparidade entre gêneros. Segundo dados apresentados no evento Women in Tech, promovido pela CA Technologies, apenas 8% das vagas de desenvolvedores de todo o mundo são ocupadas por mulheres.
A redução da desigualdade tem potencial para contribuir fortemente com o aquecimento da economia brasileira, assim como do mercado. Como aponta relatório da Organização Internacional do Trabalho, o aumento da participação feminina pode expandir a renda nacional em até R$ 382 bilhões, além de gerar R$ 131 bilhões às receitas tributárias.
O Olist, uma startup que ajuda varejistas e grandes marcas a venderem mais, é um exemplo de empresa que busca prevenir e enfrentar a disparidade, criando um ambiente cada vez mais seguro para as pessoas se sentirem bem no trabalho independentemente de cor, gênero, idade, crença religiosa, classe econômica, orientação sexual ou qualquer outra característica.
Segundo Rhayana Souza, analista de comunicação e membro do Comitê de Diversidade do Olist, "Hoje o nosso time total de colaboradores é formado por 50% mulheres e 50% homens. Temos mulheres à frente das áreas de TI, Produto e Design. Elas representam aproximadamente 18% do total de profissionais envolvidos. Nosso objetivo é que a equidade de gênero chegue a todos os setores da empresa, inclusive nos cargos de gestão."
Em uma sociedade cada vez mais automatizada, inserir mulheres no mercado de trabalho é essencial para garantir a diversidade, o respeito aos direitos e as condições igualitárias de construção de carreira.
Neste sentido, o Olist está oferecendo 150 oportunidades de emprego em diversos setores e para variados níveis hierárquicos, buscando profissionais que trabalhem com propósito, não tenham medo de pôr a mão na massa e queiram fazer parte da revolução do comércio mundial.