Fotos Fabio Grison
Acolhedor e com menu de afeto, restaurante comandado por Beatriz Dal Pont e Carolina Dal Pont Branchi abre no Centro de Caxias com horário que se estende do café da manhã ao happy hour
Desde meados de julho, a Amada Cozinha está oferecendo suas experiências gastronômicas em um novo espaço em Caxias do Sul. A mudança de endereço, agora na Rua Os 18 do Forte, vizinho ao Restaurante Alligator, tem agradado a antiga clientela e conquistado novos frequentadores dispostos a experimentar as criações que levam o tempero e a assinatura da dupla Maria Beatriz Dal Pont e Carolina Dal Pont Branchi.
Um dos pontos que conta a favor da mudança para o novo espaço no Centro é o amplo e aconchegante salão e a área externa, que acomodam 45 e 70 pessoas sentadas, respectivamente. O estacionamento de fácil acesso e maior número de vagas disponíveis são outros diferenciais do novo endereço.
“Podemos resumir a nova fase da Amada como uma espécie de volta às origens, só que com mais experiência e ainda mais confiança no modelo gastronômico que desenvolvemos desde 2012 na cidade. Estar de volta à Dezoito do Forte, endereço do primeiro restaurante que abrimos, nos aproxima ainda mais do formato acolhedor que sempre foi a marca da Amada”, diz Maria Beatriz.
O cardápio de almoço da nova casa foi reformulado pela sócia Carolina, que também é nutricionista, chef de cozinha e consultora em gastronomia, e segue o conceito da sazonalidade dos insumos e os princípios que a empresa prioriza desde a sua fundação: de produzir receitas saudáveis, com afeto, apuro técnico e uso exclusivo de azeite de oliva extravirgem gaúcho.
Batizado de “menu origens”, o menu elaborado especialmente para a temporada de inverno traz novas receitas e clássicos do restaurante, com pratos que se consagraram no gosto dos clientes e não podem ficar de fora. Na parte das novidades, destaque para a massa recheada de cogumelos em creme de alho poró e cogumelos frescos confit; o filé mignon com legumes salteados, abacate, ovo de codorna e bacon; o nhoque de mandioquinha com gremolata e filé mignon e o salmão em infusão de chá Earl Grey, acompanhado de arroz de amêndoas, legumes na grelha e mix de sementes.
As sopas, que remetem ao início dos trabalhos da Amada Cozinha, também aparecem no menu nas versões clássicas de creme de abóbora, creme de aipim e missoshiro. Além disso, foram incluídas no menu entradinhas como tartines, mini tábuas, queijo brie com mel, nuts e torradinhas, que podem tanto ser consumidas como couvert, como lanche ou como acompanhamento da carta exclusiva de drinks elaborada com a curadoria da Fênix Drinks, especialmente para o happy hour da casa.
Serão promovidos eventos pontuais, muitos no agradável e arborizado espaço externo, com música ao vivo e DJs, iniciando com o projeto “Não fuja da Baia” da DJ Gabi Demore, todas as quintas-feiras, das 17 às 19 horas.
Amada Cozinha Blue: operação no Blue Tree Caxias em pleno funcionamento
Além da novidade de atender em novo endereço, a Amada Cozinha também celebra o fato de ter assumido, no final de 2020, o setor de Alimentos & Bebidas do hotel Blue Tree Towers Caxias do Sul. À dupla, juntou-se um novo sócio na empreitada, o administrador de empresas Cristian Schmith.
Há aproximadamente 8 meses, o negócio gastronômico batizado de Amada Cozinha Blue passou a ser responsável pelo restaurante e bar do lobby do hotel, além dos serviços de café da manhã, room service e alimentação para eventos.
Com o apoio de uma equipe de 19 profissionais entre chefs, cozinheiros, chef confeiteira, barista, auxiliares e garçons, a nova operação dá continuidade ao já reconhecido trabalho feito pela Amada Cozinha em Caxias, ao mesmo tempo em que traz uma identidade própria e adequada ao perfil dos hóspedes e clientes executivos do Blue Tree.
Na carta do bar do lobby do hotel, são oferecidas opções de pequenos lanches e comidinhas rápidas, além de cafés especiais, drinks, vinhos e espumantes. Já o restaurante, que abriu as portas recentemente após revitalização e adequação do espaço à nova proposta, traz um cardápio tanto para almoço quanto para o jantar, com clássicos autorais da Amada Cozinha e receitas exclusivas.
“Trouxemos para dentro do Blue Tree a filosofia que já é uma assinatura da Amada Cozinha: uma gastronomia saudável, com pratos elaborados com uso de ingredientes frescos, sazonais, preferencialmente orgânicos e que valorizem os produtores locais”, diz Carolina Dal Pont Branchi.
O restaurante, bar e o serviço de café da manhã funcionam diariamente e são abertos ao público em geral, nos seguintes horários:
Café da manhã: das 6h30 às 10h30;
Restaurante: das 11h30 até 14h e das 19h às 22h30;
Bar do lobby: das 15h30 às 23h.
As sócias
Maria Beatriz é professora aposentada da UCS e nos últimos 20 anos dedicou-se à estruturação e coordenação de cursos de gastronomia em universidades, tendo dirigido Centros de Hospitalidade que englobam gastronomia, hotelaria e turismo em diversas cidades brasileiras, incluindo a Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, em uma parceria com o Italian Culinary Institute For Foreigners (ICIF). Já Carolina é nutricionista, pós-graduada em nutrição clínica, consultora em gastronomia e, também, chef de cozinha pela mesma escola que a mãe ajudou a implementar em Flores da Cunha, com passagem por conceituados restaurantes do Rio de Janeiro. Por dois anos percorreu o país como consultora em bares, restaurantes e hotéis, através da empresa Officina 3.
Fonte: Alessandra Muraro