Aqui você vai ouvir falar muito de orçamento, planejamento e fluxo de caixa, entre outras coisas que fazem parte deste importante ponto de nossas vidas chamado “Gestão Financeira”.
Entender sobre Gestão Financeira é de extrema importância para todos nós. Isso nos liberta de um sistema criado para manter todos nós endividados e sem capacidade de investimento.
Somos bombardeados diariamente por uma mídia que estimula o consumo compulsivo, estamos expostos a um mercado que “facilita” o acesso ao crédito, sem deixar claras as consequências dessa atitude.
Para que essa não seja a sua realidade, vamos apresentar alguns pontos que irão lhe ajudar:
Orçamento
Tenha um orçamento para, pelo menos, os próximos seis meses, tanto um orçamento de renda como de gastos. Aqui devem estar contempladas todas as fontes de renda, bem como todos os gastos. Se você não sabe onde gasta seu dinheiro, esse é o momento de parar e analisar os gastos diários. Importante que aqui estejam todos os gastos, desde os gastos de sobrevivência como alimentação, transporte, saúde, e também os gastos que temos com coisas não essenciais, mas que para cada um é importante. Lembre-se de anotar tudo!
Planejamento
Feito o orçamento, apontados todas as fontes de rendas e os gastos, é hora de analisar e planejar o que será feito. O que deve ser revisto, o que deve ser cortado do orçamento e o que pode ser reduzido. Este é um bom momento para rever suas metas. Quantos clientes eu preciso atender, qual é a renda que quero obter, qual valor estarei investindo mensalmente para realização dos meus sonhos e para minha liberdade financeira no futuro. Pense em todos esses pontos!
Veja também:
Fluxo de Caixa
Essa ferramenta é excelente para quem não tem uma renda fixa, um salário, e também para aqueles que não sabem onde gastam seu dinheiro. O fluxo de caixa é uma ótima opção também para quem tem diferentes fontes de renda e o recebimento acontece conforme a realização dos serviços ou das vendas. Nessa ferramenta você consegue mapear diariamente tudo que você recebeu por dia, bem como todos os gastos. Assim você tem controle das suas finanças sem esquecer de nada!
Investimentos
Um ponto muito importante dentro da gestão financeira são os investimentos. No âmbito dos investimentos existem as mais variadas opções de investimento, para os diferentes objetivos de vida de cada um. Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo e para cada um deles tenha definido o quanto irá investir mensalmente para a realização desse sonho.
Então dedique um tempo para cuidar desse aspecto tão importante em sua vida, a sua saúde financeira. Não deixe para depois e nem tenha medo de encarar essa situação. Fazendo isso você se aproxima cada vez mais da realização dos seus sonhos e objetivos.
Regina Genari é Consultora Financeira