Buscando aliar os atendimentos clínicos para a formação de habilidades físicas, cognitivas, de linguagem, sociais, comportamentais e pedagógicas, a terapeuta ocupacional e professora universitária Carolina Py de Castro e o marido, o administrador Edson Pizzol, uniram forças para abrir as portas da Joy – Espaço de Desenvolvimento Infantil. Primeira na Serra Gaúcha a oferecer a integração dos serviços de terapia ocupacional, psicomotricidade, neuropedagogia e fonoaudiologia, a Joy contou com um investimento de 90 mil reais no espaço de 150m² situado no décimo andar do edifício Evolve, na Av. Itália, 288, em Caxias do Sul.
A clínica inaugurou oficialmente em evento fechado para pais, pacientes e profissionais da saúde e educação no último domingo, 30 de julho. Na ocasião, Edson e Carolina apresentaram a estrutura do empreendimento, que conta com cinco salas para atendimento. Os ambientes foram elaborados com mesas, cadeiras, televisão e uma série de jogos e atividades interativas para estimular independência em ações diárias, como higiene e alimentação, além de promover a vivência de tarefas como ir ao supermercado, ao dentista, ao médico, e dinâmicas que incentivam habilidades neuropedagógicas, como aquisição de linguagem e aspectos sociais e comportamentais.
O carro chefe do espaço é umasala de estimulação psicomotora e sensorial, utilizada pela terapeuta ocupacional e pisicomotricista, que possui diversos equipamentos que produzem movimentos, exercícios proprioceptivos, vestibulares, táteis e de equilíbrio. A sala com tatame apresenta jogos de luzes coloridas, proporcionando também estímulos visuais. Uma mesa interativa trazida de fora do Estado, o Playtable, também está disponível para uso nas terapias para trabalhar aspectos cognitivos, motores, de linguagem e pedagógicos. A Joy espera receber até 20 pacientes por dia, disponibilizando assistência clínica para crianças a partir do nascimento, com atendimentos em grupo ou individual, com duração de, no mínimo, três horas semanais. Além de Edson e Carolina, a equipe de trabalho é formada pela fonoaudióloga Frani Adami, a neuropedagoga Sheila Gelatti e a psicomotricista Morgana Rizzo.