Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Inaugura 1ª escola bilíngue em Caxias | Revista Afrodite

Inaugura 1ª escola bilíngue em Caxias

Foto: Fabio Grison

Aterrissa em solo caxiense a primeira escola de educação infantil por imersão bilíngue da Serra Gaúcha. Com data de inauguração marcada para dia 7 de outubro (sábado), a Escola Global Village inicia as atividades em janeiro de 2018, trazendo ummodelo de ensino de vanguarda que visa desenvolvimento integral da criança. O principal diferencial da escola está no ensino de todos os conteúdos curriculares na língua inglesa, de tal forma que a língua seja instrumento para a aprendizagem.

À frente da Global Village, a diretora e educadora Manuela Gimenes Zanettini explica que a nova escola, localizada em espaço privilegiado no Bairro São Pelegrino (Rua Vinte de Setembro, 2721), tem como norte duas importantes linhas pedagógicas: a pedagogia montessoriana, que busca desenvolver a autonomia das crianças, e referenciais das pré-escolas italianas de Reggio Emilia.

Foto: Fabio Grison

“A Global Village traz uma proposta socioconstrutivista que tem como pilares a descoberta e a experimentação (STEM – Science, Technology, Engineering and Math), a arte e o contato com a natureza”, destaca Manuela.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP) em biologia, mestre em educação e especialista em ensino por imersão bilíngue pela University of Minnesota, também com doutorado em ciência pela USP, Manuela após período de trabalho em laboratório da University of British Columbia (Canadá), atuou em reconhecidas escolas de imersão bilíngue de São Paulo (Escola Pueri Domus e Escola Cidade Jardim - Play Pen, pioneira no segmento na capital paulista). Em 2010 foi responsável pela implantação e coordenação doInternational Baccalaureate Diploma Programme na Pueri Domus - selo que chancela a alta qualidade do programa bilíngue oferecido pela escola acreditada pelaInternational Baccalaureate Organization (IBO), organização internacional reconhecida por sua excelência.

Foto: Fabio Grison

Inspirada na abordagem das escolas de educação infantil de Reggio Emilia, um dos melhores modelos de educação infantil do mundo reconhecido por promover o potencial, as capacidades e as competências das crianças, a Global Village vai oferecer aos pequenos um ambiente de imersão na língua inglesa, de maneira lúdica e natural, com estímulo à criatividade. A exclusividade da comunicação em inglês na escola é fundamentada em estudos científicos que comprovam que bebês já são capazes de aprender duas línguas.

Foto: Fabio Grison

O bilinguismo molda o desenvolvimento cognitivo em geral, porque gera mudanças na parte do cérebro responsável pela função executiva, que rege tarefas como a resolução de problemas ou a  alternância do foco de atenção entre  mais de uma atividade”, detalha a educadora.

Mais do que oferecer brinquedos estruturados, o método de ensino utilizado na Global Village possibilitar às crianças inventar as brincadeiras, desenvolvendo o potencial criativo, fortalecendo a autonomia e confiança e possibilitando o exercício da escolha: “Em nosso amplo pátio sensorial, iremos propiciar o resgate do contato com a natureza e com os materiais simples. Todos os ambientes da escola são organizados intencionalmente para estimular descobertas e favorecer o despertar da curiosidade e da criatividade, favorecendo a aprendizagem”, reforça Manuela.

Os pátios sensoriais são belas e espaçosas áreas externas onde as crianças vão ter a liberdade para interagir com a natureza e com o grupo de maneira colaborativa, de forma a ampliar e diversificar suas experiências sensoriais e a desenvolver a percepção e a consciência estéticas.

Foto: Fabio Grison

Na Global Village, o espaço conta também com uma horta circular, utilizada por alunos e professores, para o contato com a terra e o plantio de alimentos que serão utilizados pelas crianças na cozinha experimental da escola (ali os pequenos a partir de três anos vão ter a oportunidade de preparar receitas, exercitar a motricidade fina e aprender conceitos). O Ateliê de Arte e a Oficina de construção são outros espaços voltados à expansão do processo criativo e da atitude empreendedora dos alunos.

Foto: Fabio Grison
Contato: Escola Village Global - (54) 3537-1101 | Site
Fonte: Lisiane Zago