8 de abril de 2019, 13h04min
O período de entrega do Imposto de renda 2019 iniciou no dia 07 de março e vai até o dia 30 de abril. Para quem perder o prazo a multa mínima é de R$ 165,74 ou ate 20% do imposto devido. Estão obrigados a fazer a entrega da declaração de impostos de renda, segundo a Receita Federal, quem:
- Recebeu rendimentos tributáveis (salários e aluguéis) cuja soma anual foi superior a 28.559,70 reais;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte (por exemplo, indenizações trabalhistas, caderneta de poupança ou doações) em valor superior a 40 mil reais;
- Obteve lucro na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência de imposto de renda, como imóveis vendidos com lucro;
- Realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas (por exemplo, comprou ou vendeu ações na bolsa);
- Obteve receita bruta em valor superior a 142.798,50 reais com atividade rural; ou quem pretende compensar, no ano-calendário de 2018 ou posteriores, prejuízos com atividade rural em anos anteriores ou no próprio ano-calendário de 2018.
- Teve a posse ou propriedade , em 31 de dezembro de 2018, bens e direitos inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.
Cada vez mais a Receita Federal do Brasil vem realizando mudanças que tem como principal objetivo o controle e o cruzamento de informações, com isso o contribuinte deve estar atento às informações prestadas ao fisco para evitar complicações no futuro.
A Receita Federal estima receber cerca de 30,5 milhões de declarações neste ano, cerca de 1,23 milhões a mais que no ano de 2018. As informações podem ser enviadas de três formas:
- Forma mais usual por meio da utilização do Programa Gerador da Declaração;
- Diretamente "Meu Imposto de Renda" disponível no Portal e-CAC;
- Também é possível enviar por meio de aplicativo utilizando o serviço "Meu Imposto de Renda", no APP "Meu Imposto de Renda".
Então fique atento e em dia com o Leão!
Em caso de dúvidas, procure um profissional especializado no assunto.
Regina Genari
Graduada em Ciências contábeis, Especialista em Gestão Financeira.