Fotos Carla Souza
Com 24 de anos de tradição, empreendimento passa a ser comandado pela farmacêutica Andressa Rech, que traz sua expertise nas áreas de saúde e gestão. Além da reforma do espaço, novos serviços e maior variedade de produtos devem impulsionar o negócio. Acompanhamento farmacoterapêutico para prevenção e cuidado à saúde é a grande novidade
Cerca de 50% da população usa medicamentos incorretamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) constatou que a automedicação é um hábito comum para 77% dos brasileiros que fizeram uso destas substâncias nos últimos seis meses. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Também foi observado que 22% dos entrevistados que utilizaram medicamentos nos últimos seis meses tiveram dúvidas sobre a prescrição médica, e que cerca de um terço deles não procurou esclarecimentos. A prática da automedicação é um problema de saúde e também representa uma ameaça à vida. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), 20 mil pessoas morrem por ano no país em decorrência da ingestão indevida de medicamentos.
O que os números revelam já era constatado pela caxiense Andressa Rech. Em 14 anos como farmacêutica, ela observa no dia a dia como a automedicação e o uso errado de fármacos podem ser prejudiciais à saúde. Foi pensando em fazer a diferença na vida da população que a profissional adquiriu a Farmácia Ana Rech, integrante da rede de Farmácias Associadas. Localizado na Av. Rio Branco, 2.855, no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, o empreendimento carrega 24 anos de história.
Com investimento de R$ 200 mil, a Farmácia Ana Rech foi reformada para criar novos ambientes para consultas farmacoterapêuticas e para aplicação de medicamentos injetáveis, que até então não eram oferecidos. A reformulação ainda acomoda uma maior variedade de produtos, aumentando a oferta de itens de beleza e perfumaria, além de criar uma área para roupas térmicas, tênis de malhas e alimentos saudáveis. O empreendimento também passa a disponibilizar telentrega para toda a cidade, incluindo nos distritos vizinhos a Ana Rech, e convênios com empresas locais. Com a ampliação de opções, a expectativa é que o negócio cresça 50% até dezembro.
Leia também
Reduza o risco trabalhista
Caxias recebe loja de pedras preciosas
Empreendedora no mundo digital
Andressa explica que a escolha pelo local traz uma memória afetiva, remetendo a infância no interior da cidade, e pelo bairro, que, apesar do desenvolvimento, vive como uma comunidade, possibilitando um contato mais próximo com os moradores. A caxiense conta ainda que ao empreender, quer tornar a Farmácia Ana Rech um negócio que não seja apenas para venda de produtos.
“Sempre observei a necessidade dos pacientes terem um atendimento individualizado, focado na prevenção e no controle de doenças crônicas, através da prestação de serviços como atenção farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico, verificação de pressão, temperatura, glicemia e aplicação de injetáveis. A reforma do espaço possibilita que eu ofereça isso aos clientes, garantindo também o uso correto e organizado dos medicamentos”, sinaliza a farmacêutica formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), acrescentando que a consulta farmacêutica será oferecida gratuitamente aos clientes visando um melhor resultado ao tratamento médico.
Sobre as Farmácias Associadas
A rede Farmácias Associadas nasceu da união entre pequenos e médios empresários gaúchos que, em 1999, decidiram juntar forças para criar uma marca forte, que pudesse oferecer bom atendimento, serviços de qualidade e preços competitivos aos seus clientes. Considerada a maior rede associativa de farmácias do país, conta com mais de mil lojas espalhadas e 3 milhões de clientes ativos pelas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.
Fonte: MCom Comunicação